Localizado na esquina da rua Marcílio Dias com a avenida Presidente Wilson, casarão marca local onde começou a se formar o bairro do Gonzaga
Um casarão imponente, localizado na esquina da avenida Presidente Wilson com a rua Marcílio Dias, de frente para a praia, no bairro do Gonzaga, em Santos, guarda muita história. A edificação, tombada pelo patrimônio histórico, e que, até há pouco tempo abrigava uma agência da Caixa Econômica Federal, fica localizada no terreno no qual o bairro do Gonzaga começou a se formar.
Em 1889, neste local (mas não na casa em si), ficava o botequim de Antônio Luiz Gonzaga, próximo ao ponto de bondes que vinham do centro. O bar se tornou tão popular que os santistas começaram a dizer “vamos ao bar do Gonzaga”, depois só “vamos ao Gonzaga”, e assim nasceu o nome do bairro.
De acordo com a Fundação Arquivo e Memória de Santos, o casarão também teve outras funções ao longo dos anos. No início da década de 1930, foi sede social do Jockey Club de Santos. Entre 1934 e 1969, abrigou o Clube XV, famoso por seus bailes de Carnaval, sessões de cinema ao ar livre e festas que marcaram época. Atualmente, o casarão está em obras, mas seus tapumes chamam atenção com fotos antigas de vários pontos da cidade, trazendo um pedacinho da história santista para quem passa por ali.
O imóvel pertence à Funcef (Fundação dos Economiários Federais), um fundo de pensão que administra a previdência complementar dos funcionários da Caixa Econômica Federal. No site da Funcef voltado à imóveis da instituição, o casarão do Gonzaga aparece disponível para venda, destinado à ocupação comercial.