Projeto visa valorizar linguagem de narração artística na cidade
Apresentando contos, músicas e poesias, caiçaras ou tradicionais de diversas partes do mundo, a programação de “Rodas de Histórias” do projeto “Caraguá Tem Contos” tem início no próximo domingo (8), às 16h, na Biblioteca Municipal Afonso Schmidt, em Caraguatatuba, no litoral norte paulista. A entrada é gratuita e as histórias são para todas as idades.
O projeto é idealizado e produzido por Ailton Guedes com apoio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) e realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo.
A programação contará, ainda, com narração de histórias com o idealizador e outros artistas convidados. Os diversos repertórios de contos poderão ser acompanhados durante o mês de setembro, aos domingos, sempre às 16h, na Biblioteca Municipal Afonso Schmidt.
A primeira convidada é a atriz e contadora de histórias de Caraguatatuba conhecida como Nhá Rita, no dia 8. O segundo convidado a entrar na roda é o ator e contador de histórias conhecido como Leco Borba, no dia 15. No dia 22, será a vez de Julio e Débora D’Zambê, o casal de contadores de histórias que compõem a Cia. Sansakroma, conhecido como “Os Dois Velhinhos pelo Mundo”. Para fechar a programação, no dia 29, a convidada é a escritora, pesquisadora e contadora de histórias Janaína de Figueiredo.
Uma oficina de narração de histórias será realizada em setembro como contrapartida do projeto. Essa é a segunda atividade direcionada a artistas e demais interessados. A oficina acontecerá na sala pedagógica do Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC). O primeiro curso foi direcionado a educadores e aconteceu nos meses de maio e junho no mesmo local.
Segundo o idealizador, a ideia do projeto surgiu do desejo de fomentar ainda mais o desenvolvimento da linguagem da narração artística na cidade de Caraguatatuba, por meio da troca de experiências entre ele, com mais de 20 anos de carreira, os artistas e o público de Caraguatatuba.