PELUDOS TERAPEUTAS

Cães 'juninos' encantam pacientes e funcionários de UPA em Praia Grande

Vestidos com roupas juninas, os cães terapeutas da raça golden retriever, Brioza e Jabuca, levaram alegria e amor à unidade de saúde no bairro Quietude


Redação
Publicado em 12/06/2025, às 10h42

FacebookTwitterWhatsApp

Criança com cão terapeuta
Pacientes da UPA Quietude receberam amor em forma de pelos - Jairo Marques/Prefeitura de Praia Grande

Amor em forma de pelos. Foi o que pacientes e funcionários da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Quietude, em Praia Grande, vivenciaram na quarta-feira (11). Com muito afeto, os cães terapeutas Brioza e Jabuca levaram alegria ao local, vestidos com roupas com motivos juninos. Os peludos da raça golden retriever, além de oferecer, ganharam muito carinho e também posaram para muitas fotos.

A visita dos amiguinhos de quatro patas proporcionaram um largo sorriso na paciente Inês Gasperino, que está internada na unidade de saúde. Emocionada, ela revelou que esse encontro com a Brioza e o Jabuca revigorou seu estado de espírito. “Cachorro é vida, cachorro é amor, ele não cobra nada, só quer amor, e hoje ele trouxe muito amor para o nosso quarto. Foi maravilhosa a visita, amei. É um projeto maravilhoso, pois isso dá vida para a gente que está doente. Eu estava deitadinha aqui, desanimada, e daí vi os cachorros e me reanimei, porque cachorro é amor”, disse Inês. 

Cães terapeutas

Cães terapeutas
Jairo Marques/Prefeitura de Praia Grande

Brioza, 5 anos, e Jabuca, 2, fazem parte do Dr. Pet, um projeto voluntário que leva cães treinados a hospitais, prontos-socorros, asilos e escolas da Baixada Santista, para auxiliar na recuperação dos pacientes e animar os funcionários. E é a segunda vez que ambos visitam a UPA Quietude.

O convite partiu da médica e diretora técnica da unidade, Tais Gago Jordão, que conhece o projeto Dr. Pet desde Santos e é fã de carteirinha. “A visita deles gera acolhimento e amor e proporciona uma melhora nos pacientes, afinal, todo mundo gosta de cachorro. É um projeto voluntário maravilhoso que trouxemos novamente para a UPA Quietude”, afirmou a médica.

De fato, a ciência comprova os diversos benefícios proporcionados pela terapia assistida por animais (TAA). O contato com os bichinhos propicia a liberação dos “hormônios do bem”, ajudando a aumentar a produção de endorfina, considerada um analgésico natural, e de serotonina, que age no cérebro regulando humor, sono e apetite, além de diminuir as taxas de cortisol, hormônio relacionado ao estresse.

Crianças com cão terapeuta
Visita de Brioza e Jabuca nesta quarta-feira (11) na UPA Quietude foi um sucesso - Jairo Marques/Prefeitura de Praia Grande

E os benefícios são testemunhados diariamente pelos tutores da Brioza e do Jabuca. Fernanda Macias Vieira de Araújo e Ricardo Ferreira de Araújo são voluntários e, com os cães, levam alívio e esperança por onde passam. “Sempre perguntam o que a gente ganha com esse trabalho. A gente ganha sorriso, fica com o coração aquecido, ganha bem-estar, porque vemos que a Brioza e o Jabuca estão levando amor e, de certa forma, estamos fazendo o bem para aquelas pessoas que estão precisando. Então, a gratidão é imensa por saber o quanto eles fazem a diferença na vida das pessoas”, declarou Fernanda.

Ricardo complementou: “Eu tive depressão e eles me ajudaram muito. Então eu fui estudar os benefícios dos cachorros para o nosso bem-estar e pensei em dividir isso com mais pessoas”.

Para mais conteúdos:

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!