Programação conta com diversas atrações tradicionais dos povos originários como cantos, danças, pinturas, brincadeira, gastronomia e outras atividades
Bertioga, no litoral de São Paulo, prepara programação especial para homenagear os povos originários da Terra Indígena Guarani do Ribeirão Silveira. Segundo a prefeitura, o evento, com entrada gratuita, é intitulado Aldeia Viva - Cultura e Tradição, e ocorrerá nos dias 19, 20 e 21 de abril, das 9h às 16h30, na aldeia Rio Silveira. A entrada principal é na avenida Tupi Guarani, na altura do km 183 da rodovia Rio-Santos (SP-055), no limite entre Bertioga e São Sebastião.
Ainda de acordo com a prefeitura, a cerimônia de abertura, que ocorrerá às 9h, terá a participação de lideranças indígenas e autoridades das duas cidades. Já o restante da programação, que será a mesma durante os três dias, conta com as seguintes atrações: cantos e danças indígenas, às 10h; atividades tradicionais, às 10h30; pinturas indígenas, às 11h; degustação de comidas típicas, às 11h30; almoço, das 12h às 13h30; brincadeiras indígenas, às 14h; corrida de toras, às 14h30; tiro com arco e flecha, às 15h; cabo de guerra, às 15h30; futebol, às 16h e a cerimônia de encerramento, às 16h30. Além disso, os interessados em contribuir com o evento poderão doar alimentos não perecíveis na entrada.
O secretário de Turismo e Cultura, Ney Carlos da Rocha, comentou sobre a mudança deste ano, que não contará com o tradicional Festival Internacional Indígena de Bertioga (FIIB): “O FIIB, no formato dos anos anteriores, passará a acontecer bienalmente devido à dimensão internacional. O evento exige um planejamento minucioso para garantir a presença de representantes indígenas de diversas partes do mundo. A periodicidade bienal permite a mobilização de recursos, parcerias e logística adequados, assegurando que cada edição ofereça uma experiência enriquecedora e de alto nível para participantes e visitantes”
A prefeitura ressalta que, além dos festivais, os interessados podem visitar a aldeia Rio Silveira para turismo, mediante agendamento direto com os condutores ambientais, por meio da Associação Bertioguense de Ecoturismo (Abeco), pelo telefone (13) 99728 9614 e a Associação dos Monitores Locais de Bertioga (Amolb), pelo contato (13) 99693 7598. Segundo a administração municipal, o passeio oferece programações que incluem rituais, danças, produção e experimentação de comida típica, além de trilha para a cachoeira.