Escola Radical de Surf, na orla do Pompeia, em Santos, é considerada a maior do mundo em número de inscritos, com mais de 500 alunos matriculados
A primeira escola pública de surfe do Brasil sopra velinhas no próximo sábado, dia 5 de julho. Localizada na orla do bairro Pompeia, próximo ao Posto 2, em Santos, litoral de São Paulo, a Escola Radical de Surf completa 34 anos. E a comemoração promete ser digna de tanta história: bolo, música, dança, aula aberta à comunidade e cerimônia havaiana de agradecimento à vida.
As comemorações terão início às 8h no Posto 2. Ao meio-dia, o momento mais simbólico: a tradicional cerimônia Lei, quando um colar de flores será colocado na estátua do surfista Osmar, no jardim da orla, um dos pioneiros do esporte.
Sob a liderança do surfista Cisco Araña, ou “Water Man”, para os íntimos, a escola virou referência mundial. Atualmente, é considerada a maior do mundo em número de inscritos, com mais de 500 alunos matriculados. Fundada em 1991, a escola é muito mais que pranchas na areia: é um patrimônio cultural santista, onde é ofertado inclusão em movimento e saúde em forma de onda.
Desde os primeiros rabiscos de prancha na areia, Cisco Araña conduz o projeto com olhar voltado à inclusão. A escola tem turmas adaptadas para pessoas com deficiência e surfistas da terceira idade, promovendo saúde física, mental e socialização para todas as idades. Mais de 40 mil pessoas já passaram pela escola pública de surfe desde sua fundação — uma marca impressionante que reflete o impacto do projeto na comunidade.
Dos 500 surfistas atuais, 270 têm mais de 50 anos. “A animação dessa galera 50+ dá um gás na praia. É slide na crista da vida!”, brinca Cisco. Eles já participaram até de tentativa de recorde, com mais de 300 alunos na mesma onda.
Cesar Augusto Andrade, gerente de marketing da Blue Med, patrocinadora há oito anos da escola, comentou: “Cuidar da saúde é cuidar da prevenção. A escola representa exatamente os valores da Blue Med: bem-estar, inclusão e qualidade de vida". A empresa nacional de saúde apoia desde a formação dos instrutores até a estrutura das aulas.
Para selar a data, será lançada a camiseta oficial da celebração Somos 500+ — um tributo aos mais de 500 surfistas que fazem parte dessa tribo do bem. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (13) 99740 9393.