Entre cachoeiras, budas e altares, jardim reúne símbolos do amor em várias crenças, a apenas 40km do centro da cidade
Um dos lugares mais inusitados e surpreendentes da Serra Verde Imperial é o Santuário Vale do Amor, em Petrópolis. Localizado a cerca de 40km do centro da cidade, é um enorme jardim a céu aberto que une símbolos e tradições de diversas religiões, como budismo, cristianismo, hinduísmo, taoísmo, umbanda, entre outros.
A visita começa ao atravessar um Torii japonês, símbolo da transição para o sagrado. Dali em diante, cada etapa revela um universo: o Jardim Oriental, com altar dedicado a Ganesha, o deus hindu que remove obstáculos; o Caminho de Buda, com 16 estátuas que inspiram paz e união; e a Cachoeira de Aruanda, um espaço de conexão com espiritualidades de matrizes africanas, indígenas e celtas.
Há ainda o Altar Hindu, destinado a orações e meditações, e o Jardim Zen, perfeito para contemplação. A experiência é intensa, simbólica e plural, ideal para quem busca equilíbrio espiritual, conexão com a natureza ou apenas um passeio inspirador.
Nesta época do ano, uma das atrações são as flores de cerejeira. A entrada para o Santuário Vale do Amor custa R$ 40 e o santuário fica na estrada Mata Cavalo s/n, Fazenda Inglesa – Petrópolis (RJ). Informações e agendamentos pelo WhatsApp: (24) 98801 0310. Petrópolis está a apenas 68km da capital fluminense.
O jornalista Reginaldo Pupo viajou com apoio da Secretaria de Turismo de Petrópolis e da Volvo do Brasil.