Além das praias, atrações como aquário, orquidário e novo quebra-mar movimentarão a cidade; números representam alta de 8% em relação ao ano passado
O litoral paulista deve ter uma grande movimentação de turistas durante a temporada de verão de 2024, e Santos é um dos destinos procurados por quem pretende viajar; a cidade espera receber mais de 3 milhões de pessoas. O número representa alta de 8% em relação ao mesmo período do ano passado, e são diversos os fatores que contribuem para esse crescimento.
As férias escolares, festas de fim ano e possibilidade de altas temperaturas devem ser alguns dos chamarizes para os famosos pontos turísticos da cidade, como as praias, o Aquário, o Orquidário e o Parque Mário Roberto Santini (novo quebra-mar), além do centro histórico, com atrações como o Museu Pelé, a linha turística do bonde, o Museu do Café, o Monte Serrat, entre outras. Os milhares de passageiros em trânsito, oriundos dos cruzeiros marítimos, também aumentam as expectativas.
A secretária de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo, Selley Storino, explicou que são muitos os motivos para acreditar em uma grande temporada, em 2024. “Será a primeira com o Parque Valongo à disposição dos turistas. Um novo atrativo que se soma ao novo quebra-mar, totalmente revitalizado e com atrações para toda a família. Temos a nossa já tradicional queima de fogos do Réveillon, que é a segunda maior do Brasil, e as riquezas do centro histórico”.
Selley também comentou sobre como os cruzeiros devem movimentar a economia da cidade: “A temporada de cruzeiros 2024/2025 deve ser uma das maiores dos últimos anos, atraindo pelo menos um milhão de pessoas”.
Outro fator positivo é a forte alta do dólar. Com o impacto nos custos das viagens mais longas, sobretudo passagens aéreas e gastos no exterior, turistas voltam-se para os destinos internos e mais próximos dos grandes centros. É o caso de Santos, cidade servida por rodovias que a conectam a alguns dos maiores aglomerados populacionais do estado, como capital, Grande ABC, Campinas, Vale do Paraíba e Sorocaba, todos a algumas horas de distância.
De acordo com a prefeitura, o município tem ampla oferta de hoteis, inclusive, com bandeiras de redes internacionais, que oferecem mais de 2,4 mil quartos e 5,1 mil leitos, em 35 estabelecimentos, entre hoteis, pousadas e hostels.