Ilhabela, no litoral norte de SP, foi reconhecida como um dos 10 destinos mais românticos do mundo, segundo levantamento do Airbnb
A cidade de Ilhabela, no litoral norte de São Paulo, foi recentemente reconhecida como um dos 10 destinos mais românticos do mundo, segundo levantamento do Airbnb divulgado pelo CNN Viagem & Gastronomia. E, com a proximidade do Dia dos Namorados, a cidade-arquipélago se destaca ainda mais como uma opção para casais em busca de clima de romance em cenários paradisíacos.
Entre as belíssimas praias, boa gastronomia e opções de lazer para todos os gostos, Ilhabela se consolida como o destino ideal para vivenciar o amor. Confira três dicas imperdíveis para curtir o Dia dos Namorados em Ilhabela.
Café da manhã com uma linda vista, almoço ao ar livre ou um jantar à luz de velas. Seja qual for a escolha, em Ilhabela há diversos restaurantes com vista para o mar. Outra opção é aproveitar um fim de tarde para fazer um piquenique com as guloseimas preferidas do casal. Um lugar propício para isso é a praia do Engenho D’Água ou a praia do Barreiros, onde o casal pode optar por se sentar na areia da praia ou mesmo no gramado.
Diversos restaurantes de Ilhabela oferecem programações especiais para aqueles que desejam aproveitar a data.
Para casais aventureiros, Ilhabela reserva trilhas e mirantes com vistas imperdíveis. Uma opção para um momento de conexão do casal com a natureza é o mirante do pico do Baepi, acessível por uma trilha moderada de 15 a 20 minutos, localizada no Itaquanduba. De lá, é possível avistar toda a zona urbana central de Ilhabela, o canal de São Sebastião e, ao fundo, o próprio pico do Baepi.
Para quem gosta de cachoeiras, o arquipélago conta com mais de 300 opções. A cachoeira da Toca, por exemplo, é uma alternativa de fácil acesso a pé ou de carro. Outra opção são os passeios de barco para praias mais distantes, como a praia da Fome, praia do Poço e Saco do Eustáquio, oferecidos por diferentes agências de turismo.
Para os casais que estão em busca de tranquilidade e de se desligar do mundo para aproveitar o momento a sós, as paradisíacas praias de Castelhanos e Bonete são a pedida certa. As praias têm acesso mais afastado do centro urbano, onde os visitantes podem se hospedar em pousadas rústicas ou campings, longe do agito da cidade.
À noite, a única iluminação vem das estrelas, e a fraca cobertura de sinal de celular é um convite para desligar-se do mundo e aproveitar a companhia do outro em total sintonia.
Lembrando que não importa a estação, o clima ou a ocasião, Ilhabela oferece cenários inesquecíveis, experiências autênticas e memórias que ficarão para sempre na história de cada casal. Mais informações sobre turismo em Ilhabela podem ser conferidas no site da prefeitura.
No Brasil, o Dia dos Namorados é comemorado em 12 de junho desde o fim da década de 1940. A data foi escolhida por anteceder o dia de Santo Antônio, celebrado em 13 de junho, que é considerado o santo casamenteiro, de acordo com a tradição católica. Além disso, o setor de vendas vivenciava um período de baixa durante o mês de junho, o que foi mais uma motivação para fixar a data no sexto mês do ano.
Nos Estados Unidos, a comemoração entre casais ocorre no dia 14 de fevereiro, dia de São Valentim (Valentines Day, em inglês). A data homenageia São Valentim, que realizava casamentos em segredo durante a proibição da união, em Roma, no século III.