Centro histórico de Itanhaém preserva conjunto arquitetônico colonial e prédios ligados aos primeiros anos da colonização no Brasil

Reconhecida como a segunda vila mais antiga do Brasil, fundada em 22 de abril de 1532, a cidade de Itanhaém reúne um acervo de patrimônio histórico, opções de ecoturismo e praias no litoral paulista.
O município combina atrativos culturais do século XVI a espaços de lazer integrados à natureza. O centro histórico concentra edifícios preservados sob a proteção da Lei do Entorno e do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat).
Exemplo é o Casario Colonial na praça Carlos Botelho, antigo endereço do pintor Benedito Calixto, e o Beco de Sant'Anna, via de acesso tradicional que teve suas fachadas revitalizadas para o comércio local.

A arquitetura religiosa destaca a igreja matriz de Sant'Anna, erguida por volta de 1645 em estilo colonial. O templo guarda altares do período barroco e obras de arte sacra, incluindo a tela O Cristo, de Benedito Calixto. No topo de uma elevação no perímetro urbano, o convento Nossa Senhora da Conceição oferece vista panorâmica da costa e do rio Itanhaém.
Entre os equipamentos culturais, o Museu Conceição de Itanhaém ocupa a antiga Casa de Câmara e Cadeia. O prédio, com indícios de construção datados de 1561 e reformas em 1829, mantém grades e portas de celas originais trazidas de Portugal.
A exposição permanente exibe documentos da fundação do município, como a cópia da carta de batismo do padre José de Anchieta e obras literárias de Calixto. A infraestrutura cultural do centro conta ainda com a praça Narciso de Andrade e o Gabinete de Leitura.

No segmento de turismo de natureza, a Passarela de Anchieta dispõe de 220 metros de estrutura em madeira que liga a Gruta Nossa Senhora de Lourdes até a Cama de Anchieta. A formação rochosa, situada no costão da praia do Sonho, é associada às passagens do beato José de Anchieta pela região. Próximo ao local, o Pocinho de Anchieta forma uma piscina natural entre as rochas durante a maré baixa.
A dinâmica do litoral inclui a praia dos Sonhos, a praia do Cibratel e o Praião (praia do Centro), áreas que concentram o maior fluxo de visitantes e quiosques. A coloração mais escura da água do mar na costa itanhaense decorre dos sedimentos e da matéria orgânica carreados pelo rio Itanhaém a partir de manguezais e afluentes, fenômeno intensificado no encontro das águas na região da Boca da Barra.
O lazer ao ar livre e a economia local se estendem pela praça Benedito Calixto, espaço equipado com relógio de sol, palco para eventos e 92 quiosques voltados à gastronomia local e ao artesanato.