Na baixa temporada, Ilhabela convida visitantes a redescobrirem o destino com experiências culturais, gastronômicas e passeios por mirantes e praias
Com o cair das folhas e as temperaturas a diminuir gradativamente, a movimentação intensa do verão fica para trás e surge o outono, a época ideal para explorar Ilhabela, no litoral paulista, com mais tranquilidade e de uma nova perspectiva. Durante os próximos meses, moradores e visitantes encontram na cidade uma combinação charmosa entre riqueza cultural, paisagens incríveis e uma culinária marcada pelas raízes caiçaras. Confira abaixo as sugestões que valorizam o melhor da estação:
Localizado em uma das áreas mais tradicionais da cidade, o complexo histórico da Fazenda Engenho D’Água oferece uma imersão nas origens de Ilhabela. Tombado pelo IPHAN e pelo Condephaat, o atrativo reúne três atrações principais:
A culinária típica da ilha é outro atrativo no outono. O Mercado do Peixe, no Perequê, serve pratos tradicionais à beira-mar e oferece pescados frescos. Já o Mercado Municipal, na Barra Velha, é ideal para quem busca produtos naturais, doces artesanais e temperos regionais.
Entre os dias 19 e 22 de junho, Ilhabela sedia o Festival da Sardinha, na praia de Santa Tereza. Com programação musical e receitas de dar água na boca com o peixe símbolo da pesca artesanal, o evento reforça os sabores e a identidade local.
A estação também é perfeita para admirar a paisagem. De bicicleta, é possível percorrer a ciclovia costeira da cidade, passando por praias e praças. Os mirantes urbanos, como os do Piúva e da Pedra da Cruz, têm fácil acesso. Já os mais aventureiros podem explorar trilhas que levam a vistas panorâmicas em locais como Castelhanos, Bonete e Baepi.
Ao cair da noite, o centro histórico (Vila) se transforma em ponto de encontro. Com suas ruas de paralelepípedo, bares com música ao vivo, restaurantes variados, sorveterias e lojinhas de artesanato, a região atrai todas as idades.