TURISTANDO

Ilhabela e Santos são opções para viagem de lua de mel dentro do estado de SP

Cidades do litoral norte e Baixada Santista surgem em lista de 15 destinos paulistas para os pombinhos, elaborada pela Secretaria de Turismo e Viagens


Redação
Publicado em 26/05/2025, às 09h21

FacebookTwitterWhatsApp

Foto aérea de Ilhabela
Ilhabela é a dica para os casais que curtem contato com a natureza - Prefeitura de Ilhabela

Ao planejar o tão sonhado casamento, uma parte fundamental é decidir o destino da lua de mel. Para isso, fatores como atrativos turísticos do local, orçamento dos noivos e gostos pessoais contam bastante para essa decisão. Neste mês de maio, considerado o mês das noivas, os casamentos devem movimentar mais de R$ 2,9 bilhões na economia nacional, conforme pesquisa da plataforma de sites e lista de casamento Casar.com.

E, dentro do próprio estado de São Paulo, há opções bem legais de destinos para os pombinhos. Pensando nisso, a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) indicou 15 destinos paulistas que atendem a diferentes perfis de casais. Entre esses 15 destinos, aparecem Ilhabela e Santos, no litoral de São Paulo. 

Roberto de Lucena, titular da pasta de Turismo e Viagens, comentou: “São destinos completos, prontos para receber os casais durante o ano inteiro e que oferecem diversas experiências turísticas. É possível contemplar paisagens únicas e ter contato com a natureza, passear por vinícolas e degustar vinhos premiados, relaxar nas fontes de água termal, ou conhecer a beleza das nossas praias, que se estendem por mais de 880km”.

Ilhabela

Por do sol em Ilhabela
Ilhabela possui paisagens de tirar o fôlego - Paulo Stefani/Sectur Ilhabela

Ilhabela, no litoral norte, aparece como uma dica para os casais que curtem contato com a natureza. Considerada um destino paradisíaco, com praias de águas cristalinas, cachoeiras e experiências únicas, Ilhabela proporciona aos casais boa infraestrutura hoteleira, que conta com pousadas aconchegantes até hotéis de alto padrão. Outro ponto alto é a gastronomia caiçara, diversa e saborosa, feita com ingredientes locais.

Além disso, em Ilhabela, os recém-casados têm a oportunidade de conhecer o Parque Estadual de Ilhabela, que conta com 12 ilhas. No Parque, podem vivenciar uma verdadeira experiência na natureza, fazendo trilhas e/ou nadando nas cachoeiras do local. Outra opção é visitar as praias “urbanas” de Ilhabela, ou seja, aquelas que não precisam de um transporte extra para acessar, como a praia do Perequê e a praia do Engenho D’Água; ou fazer um passeio de barco para visitar praias mais afastadas, mas belíssimas, como a praia do Jabaquara, a praia da Feiticeira e Ilha das Cabras, entre outras.

Santos

Orla de Santos
Santos tem opções para todos os gostos e bolsos - Esther Zancan

Já Santos, surge como opção para os casais que pretendem relaxar. A maior cidade do litoral paulista proporciona visita a praias, locais históricos e passeios diferentes. Outro ponto alto é a gastronomia, com pratos que valorizam a culinária caiçara e portuguesa, por causa da influência de Portugal na construção da cidade. A rua Tolentino Figueiras, no bairro do Gonzaga, é conhecida como a “Rua Gastronômica” santista, com ótimas opções de cardápios e na qual estão cozinhas mexicanas, japonesas, italianas, bem como frutos do mar.

Além disso, Santos conta com o maior jardim de praia do mundo, com seus 5.445km de comprimento. Nele, há uma imensidão de flores e árvores cuidadosamente tratadas. Com uma orla de sete quilômetros de praias e clima tropical, Santos oferece variedade de lazer e entretenimento, além de uma badalada vida noturna.

Orquidário de Santos
Os casais vão amar dar um passeio pelo Orquidário de Santos - Esther Zancan

De toda a Baixada Santista, Santos é o município que tem mais atividades para o alcance de todos os bolsos e gostos. Os casais podem conhecer os teatros (o Coliseu, no centro,  o maior de todos; o do Sesc, no bairro da Aparecida; e o complexo do Teatro Municipal – as salas Brás Cubas e o Rosinha Mastrângelo, na Vila Mathias; as igrejas (Nossa Senhora do Rosário, Monte Serrat, do Embaré, do Carmo e outras), o bondinho do Monte Serrat (e a vista extraordinária que se tem de lá de cima), os museus (do Café, no Centro Histórico; o Museu Pelé, no Valongo, entre outros) e ambientes como o Orquidário Municipal, no José Menino, onde o ar puro das plantas se mistura à brisa do mar.

Mais destinos 

Confira os demais destinos recomendados pela Setur-SP:

Para os casais românticos

  • Campos do Jordão;
  • Cunha;
  • Holambra.

Para os casais que apreciam bons vinhos:

  • São Roque;
  • Jundiaí;
  • Espírito Santos do Pinhal.

Para os casais que amam contato com a natureza:

  • Atibaia; 
  • São Francisco Xavier (distrito de São José do Campos);
  • Ilhabela.

Para os casais aventureiros

  • Brotas;
  • Socorro;
  • Iporanga.

Para os casais que querem relaxar:

  • Olímpia;
  • Águas de Lindoia;
  • Santos

Para mais conteúdos:

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!