ROMÂNTICA

Ilhabela é um dos destinos para casamentos mais procurados do país

Cidade chegou a “importar” bolo de São Paulo há 15 anos. Atualmente, possui toda infraestrutura necessária para celebração de casamentos

Reginaldo Pupo
Publicado em 12/03/2025, às 15h15

FacebookTwitterWhatsApp
Ilhabela chega a registrar média de cinco a oito casamentos por fim de semana - Invibe Filmes
Ilhabela chega a registrar média de cinco a oito casamentos por fim de semana - Invibe Filmes

Reza a lenda que o sonho de toda mulher (ou parte delas) é se casar em uma ilha. Além do cenário paradisíaco, com areia fofa, coqueiros e o mar no entorno, incluindo a brisa do mar esvoaçando os cabelos, há outro motivo que leva uma noiva a querer se casar em uma ilha: o lugar traria sorte aos casais, de acordo com algumas crenças.

Mas, casamentos em ilhas é para poucos afortunados, já que os custos são ainda mais elevados, devido à logística, equipes, locação de espaços, hospedagens, alimentação, entre outras despesas. Por isso, a maioria dos noivos pertence a classes sociais mais elevadas; uma celebração para 100 a 150 convidados pode custar entre R$ 150 mil a R$ 1 milhão.

Espalhadas pelos seus 7.637km, o litoral brasileiro possui 1.200 ilhas, de diferentes tipos, formatos e tamanhos. Algumas são apenas ilhas. Outras, são cidades habitadas, como é o caso de Ilhabela, no litoral norte de SP, com pouco mais de 40 mil moradores. E  justamente esse município é um dos mais procurados no país, para as cerimônias de casamentos.

A Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico da cidade estima que são realizadas cerca de 500 celebrações anualmente, tornando-se um negócio milionário e altamente lucrativo, que beneficia toda a cadeia do turismo, como hotéis, pousadas, restaurantes e receptivos. Ilhabela  registra média de cinco a oito casamentos por fim de semana, celebrados por milionários, artistas, celebridades e sonhadores. Os números não contemplam as cerimônias nas igrejas por moradores locais.

Infraestrutura

Os casamentos em Ilhabela são celebrados em espaços criados exclusivamente para esta finalidade, de olho no emergente mercado, em geral de frente para o mar, ou mesmo na areia da praia. Dá até para a noiva chegar ao local da celebração por mar, em canoa caiçara, já que a maioria das cerimônias ocorre com os pés na areia.

noivos em ilhabela
Chegar à cerimônia em uma canoa de voga está entre as escolhas dos noivos - Invibe Filmes

Há cerca de 15 anos, os noivos eram obrigados a “importar” de São Paulo tudo o que fosse necessário para o casamento, desde o bufê, a decoração, fotógrafos, cinegrafistas, som, banda, iluminação, DJs, floristas, até mesmo o bolo, o que tornava ainda mais cara a ideia de se casar na cidade. Com o passar do tempo, empresas profissionais foram criadas e, agora, tudo pode ser encontrado por lá. Inclusive o bolo. Para se ter uma ideia, existem cerca de 30 salões de cabeleireiros. Há 15 anos, eram dois ou três.

Dezenas de hotéis e pousadas, que já lucravam com estadias para os convidados dos noivos, viram neste mercado a oportunidade de elevar seu faturamento. Alguns deles criaram ou adaptaram espaços para mini weddings, formato de casamento para cerca de 100 a 150 pessoas.

Para sempre

Outro ponto de atenção em uma cerimônia de casamento é o registro e, neste quesito, os noivos capricham. Sandro Marcos, da Invibe Films, é fotógrafo há 38 anos e desde 2010 registra casamentos em Ilhabela, também em vídeo. Ele Conta que a maioria dos casais cria sites para todos acompanharem os preparativos, recheados de fotos, claro, pedem réplicas menores do álbum de fotografias impressas para seus pais, e adoram fazer o ensaio fotográfico pré-wedding, antes do casamento, cada vez mais solicitado. 

Nícolas, filho de Sandro, e responsável por toda a parte de vídeo da empresa, lembra que a tendência do momento são as fotos naturais. "Cada vez mais os noivos buscam o registro natual de seus casamentos e este é o carro-chefe da nossa empresa, fotos naturais e documentais". 

Disputa por espaços

Restaurantes também entraram na onda e são boas opções. A indústria do casamento em Ilhabela faz com que os noivos reservem os espaços com, no mínimo, dois anos de antecedência. Já há cerimônias agendadas para 2028. A cidade é uma das preferidas de celebridades para casamento. Foi em Ilhabela que a apresentadora Luciana Gimenes se casou com o empresário Marcelo de Carvalho, um dos sócios da RedeTV, em 2006. Eles se separaram 12 anos depois.

De bermuda e tênis, o ator Alexandre Frota celebrou sua união com Fabiana Frota também em Ilhabela, em 2014. O casal já estava casado no civil, mas optou pela cerimônia religiosa para amigos e familiares, em uma capela na praia do Perequê. O ex-BBB Rogério Padovan disse “sim” a Priscila Ferrari em Ilhabela, em 2016.

Romantismo no ar

No mês passado, Ilhabela passou a fazer parte da lista de destinos mais românticos do mundo, conforme apontou um relatório divulgado pelo Airbnb. É a única cidade brasileira a aparecer na lista mundial. O levantamento considerou 10 destinos, que receberam mais menções como “românticas” nas avaliações feitas por hóspedes do mundo todo nos últimos 10 anos na plataforma.

Levando em consideração a avaliação, Ilhabela tem o mesmo ar de romantismo que as outras nove que aparecem na lista: The Cotswolds (Reino Unido); Riomaggiore (Itália); Sedona (EUA); Highland (Reino Unido); Puerto Vallarta (México); Gatlinburg (EUA); Shoalhaven (Austrália); Austin (EUA) e Ensenada (México).

Para mais conteúdos:

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!