PESQUISA

Guarujá divulga censo hoteleiro inédito com mais de 10 mil leitos registrados

De acordo com a Secretaria de Turismo, a cidade é a primeira da Baixada Santista a realizar esse levantamento, voltado exclusivamente ao segmento

Redação
Publicado em 12/06/2024, às 10h04 - Atualizado às 10h29

FacebookTwitterWhatsApp
Levantamento pretende quantificar e identificar os meios de hospedagens existentes na cidade - Helder Lima
Levantamento pretende quantificar e identificar os meios de hospedagens existentes na cidade - Helder Lima

Durante o 2º Encontro Embaixadores do Turismo Responsável, realizado na terça-feira (11), a prefeitura de Guarujá, em parceria com o Visite Guarujá - Convention & Visitors Bureau, anunciou os resultados do inédito censo hoteleiro, o  primeiro da Baixada Santista a ser realizado, exclusivamente para o segmento.

Confira nosso canal no WhatsApp

O censo pretende quantificar e identificar os meios de hospedagens existentes na cidade. Os dados incluem o quantitativo de equipamentos hoteleiros, incluindo número de leitos de hospedagem e sua distribuição por região e bairro, empregabilidade, acessibilidade, espaço pet friendly, além de serviços como alimentação, tipos de acomodação, entre outros. 

Veja os números

O mapeamento, realizado entre os meses de março, abril e maio, registrou 159 visitas in loco a meios de hospedagem, dos quais 51 hotéis, 95 pousadas, 11 hostéis e dois resorts, contabilizando ao todo 10.952 leitos disponíveis. São 3.835 unidades habitacionais, distribuídas em quartos duplos (1.605), triplos (1.178), quádruplos ou mais (1.052). Além disso, o registro também inclui 366 unidades com acessibilidade para pessoas com deficiência (PCDs).

Pet friendly

A pesquisa também incluiu questionamentos sobre o espaço ser pet friendly ou não. O levantamento mostrou que 59,75% se adequaram para essa fatia do mercado,  preparando-se para um público crescente, já que cada vez mais pessoas usam este critério como fator determinante na hora de escolher onde se hospedar.

Empregabilidade

Guarujá apresentou 14,90% a mais de potencial de empregabilidade em comparação com a média do estado de São Paulo. O levantamento também indica que 78,62% dos empreendimentos possuem cadastro ativo no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) do Ministério do Turismo.

Avaliação

De acordo com Lourival de Pierri, presidente do Visite Guarujá, o resultado do censo hoteleiro oferece informações importantes para a gestão dos empreendimentos locais e aumentam a competitividade do destino. “Os dados obtidos ajudarão a atrair mais eventos para a cidade, reduzir a sazonalidade da demanda e elevar a taxa média de ocupação dos meios de hospedagem”, explicou.

Já o secretário de Turismo Nilson Menezes ressalta o que pode ser feito a partir dos números levantados “Esse recenseamento é inédito na região. E com os dados dos estabelecimentos atualizados, seremos capazes de desenvolver políticas públicas direcionadas e cada vez mais assertivas para o crescimento do setor”, disse Menezes.

O prefeito de Guarujá Válter Suman definiu que o levantamento é uma ferramenta importante para gerar dados concretos sobre o turismo. “Esse trabalho vai auxiliar no desenvolvimento de políticas públicas eficazes para o trade turístico. É assim que pretendemos alcançar resultados positivos nas demandas desenvolvidas tanto pela administração municipal, bem como pelos empresários do setor”, afirmou Suman.

Com informações do site oficial da prefeitura do Guarujá

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!