Temporada de baleias e golfinhos no litoral norte de SP ocorre de maio a agosto, com picos de avistamentos entre junho e julho
A cidade de Ilhabela, no litoral norte de São Paulo, tem se consolidado como um dos maiores pontos do país para o turismo de avistamento de baleias, cada vez mais presentes em sua costa. Os animais podem ser vistos desde pontos como mirantes e, em casos mais raros, até mesmo em meios de transporte, como a balsa e o Aquabus, o transporte público municipal aquaviário.
Se está em seus planos esse encontro com as gigantes dos mares, a prefeitura da cidade-arquipélago divulgou algumas dicas para descobrir as melhores oportunidades para encontrá-las. Confira:
A temporada de baleias e golfinhos ocorre de maio a agosto, com picos de avistamento entre junho e julho, o período no qual as baleias-jubarte migram do continente antártico para as águas mais quentes do litoral brasileiro, para descanso e reprodução no entorno de Abrolhos, na Bahia.
Outras espécies também costumam ser avistadas, como a baleia-tropical (Bryde), toninhas e golfinhos de várias espécies. No caminho para a Bahia, as jubartes passam por diversos pontos, sendo a costa de Ilhabela um dos locais preferidos.
Especialistas indicam que, ultimamente, algumas delas não estão migrando em direção ao Nordeste e têm permanecido no litoral norte paulista, o que explicaria o aumento dos avistamentos. Os motivos para essa estadia prolongada, entretanto, ainda não são compreendidos e merecem mais estudos.
Você pode dar a sorte de estar em qualquer ponto da orla da praia e avistar um desses grandes seres marinhos, mas os melhores pontos, em terra, para visualização estão no alto, em mirantes. Nesses locais, recomenda-se o uso de binóculos ou equipamentos semelhantes, pois os animais podem estar mais distantes e dificilmente transitam colados ao costão ou às praias, já que preferem pontos de maior profundidade.
Nas saídas embarcadas, os preços variam conforme o tempo do passeio, guias especializados e refeições a bordo. A chance de se deparar com uma baleia com este tipo de serviço é maior, uma vez que elas estão no mar e os operadores possuem equipes de olheiros, além de uma rede de apoio que sinaliza quando um cetáceo é avistado. Após a confirmação, os barcos autorizados se deslocam em direção ao ponto de avistamento e quase sempre encontram o animal.
Não existe um horário específico para encontrá-las, desde que seja durante o dia. Quanto maior o tempo disponível para a observação, maior a chance de um encontro. Isso vale tanto para os mirantes em terra, quanto para as embarcações de avistamento.
Ilhabela é referência nacional em turismo de avistamento responsável, com pontos estratégicos para observar cetáceos, seja por terra ou por mar, e operadoras certificadas com o selo Cidade Amiga das Baleias. Instituído pelo Decreto Municipal nº 11.320/2025, o selo certifica operadoras comprometidas com a segurança, respeito à vida marinha e práticas ambientalmente responsáveis.
Em avistamentos pelo mar, recomenda-se dar preferência aos barcos de operadoras licenciadas, que possuem o selo Cidade Amiga das Baleias, garantia de que as empresas participaram da oficina de boas práticas, têm embarcações e marinheiros habilitados, alvará de funcionamento válido na prefeitura de Ilhabela, dispõem de seguro para os passageiros e estão cadastradas no Ministério do Turismo (Cadastur).
É possível consultar a lista oficial das operadoras certificadas pelo site Turismo Ilhabela. Basta acessar a seção 'Operadoras Amigas das Baleias' e escolher um passeio seguro, certificado e responsável. Se a preferência é permanecer em terra firme, há também ótimas opções para observação a partir da costa, principalmente, no sul de Ilhabela:
Passarela Caminho ao Mar Ciro Ledo Barbosa
Deque de Observação Científica do Instituto Viva
Os golfinhos também aparecem no litoral da cidade, mas os avistamentos são mais difíceis. Eles são mais rápidos que as baleias e apresentam comportamentos distintos, mas com a vantagem de se deslocarem em grupos, o que torna o encontro inesquecível.
A presença de orcas é esporádica, embora elas já tenham sido avistadas nas águas de Ilhabela. Ainda não há um padrão que permita afirmar a melhor época para avistamento. Em contrapartida, Ilhabela tem recebido cada vez mais cardumes de raias de diferentes espécies, grandes raias-mantas e, até o manso tubarão-baleia, o maior de toda a classe dos peixes cartilaginosos, já visitou o litoral da cidade.
Além disso, devido às águas claras, é possível observar dos diversos pontos da cidade cardumes de peixes variados e tartarugas que aparecem em regiões bem próximas à praia.