DIFÍCIL ESCOLHA

Conheça Top 10 de praias imperdíveis entre Bertioga e Ubatuba para curtir no verão

Faixa norte do litoral paulista é considerada uma das mais belas do Brasil; região tem Mata Atlântica e cultura local preservadas


Reginaldo Pupo
Publicado em 13/11/2025, às 09h36

FacebookTwitterWhatsApp

Praia Barra do Una
Encontro do rio com o mar forma uma península de areia na Barra do Una - Reginaldo Pupo


A região mais ao norte do litoral paulista é reconhecida pelos turistas que a frequentam como uma das mais belas do país, com muitas praias com características ainda selvagens, águas claras de tonalidades que variam do verde-esmeralda ao azul-turquesa, além de ter o privilégio de abrigar parte dos 24% do que ainda restou da cobertura original da Mata Atlântica.

Dos cinco municípios da região turística, Bertioga, São Sebastião e Ubatubaainda conservam terras indígenas da etnia guarani, preservando sua cultura e tradição. Em comum, todos eles, acrescentado Ilhabela e Caraguatatuba, também abrigam o que ainda restou de comunidades tradicionais caiçaras, cada vez mais ameaçadas pela especulação imobiliária.

Outro fator em comum é que todos os municípios possuem entre 80% a 85% de Mata Atlântica preservada, o que faz da região um lugar especial, com suas belas praias. Listamos 10 delas para você se programar para a próxima temporada de verão.



Itaguaré (Bertioga) 

Itaguaré
Um dos diferenciais da praia de Itaguaré é o encontro do rio  com a água do mar - Pedro Rezende

É conhecida por ter característica selvagem, com natureza preservada e praticamente intocada. Ela é procurada por quem busca tranquilidade, pois é quase deserta, o que a torna ainda mais especial. Um dos diferenciais é o encontro da água do mar com o rio Itaguaré, o que adiciona um cenário único à paisagem. Itaguaré está entre as praias de Bertioga que fazem parte da zona de preservação ambiental.

Por ser mais naturista, no sentido de “menos urbanizada”, a infraestrutura de comércio, barracas e restaurantes é limitada em comparação a praias mais populares. É importante levar água, lanche ou verificar serviços antes de ir, para garantir conforto.



Guaratuba (Bertioga) 

praia de Guaratuba
O principal destaque vai para o encontro do rio Guaratuba com o mar - Foto Divulgação/Prefeitura de Bertioga

Possui praticamente as mesmas características de Itaguaré, um “meio-termo” entre estrutura e natureza, tranquila, ótima para relaxar. Para quem gosta de caminhar na praia, a de Guaratuba é ideal, pois possui oito quilômetros de extensão, com areia dura, o que facilita as passadas.

O encontro do rio Guaratuba com o mar forma uma piscina natural, mas é preciso cuidado, pois em alguns períodos do dia apresenta correnteza com forte vazão para o mar; a praia tem águas tranquilas e é ideal para crianças que gostam de brincar na areia e na água doce. Dá até para colocar um balanço e relaxar em meio à natureza.



Barra do Una (São Sebastião) 

Praia e Rio Una
Praia e rio Una, em São Sebastião - Foto - Reginaldo Pupo

A praia da Barra do Una, em São Sebastião, é uma excelente opção para quem busca natureza, tranquilidade e algumas atividades aquáticas. Ela tem 1,9km de extensão, com areias claras e macias. O grande destaque é o encontro do rio Una com o mar, que forma uma península de areia e cria áreas de águas mais calmas, ideal para famílias ou para quem quer algo mais relaxado.

Uma experiência marcante é o passeio de barco, stand-up ou caiaque pelo rio Una, pois a impressão é de que você está na região amazônica. A vegetação ao redor é densa, parte da Mata Atlântica, o que traz sombra em alguns trechos da praia e uma ambientação mais preservada. A praia tem estrutura de meios de hospedagens e restaurantes.



Maresias (São Sebastião) 

A praia de Maresias, em São Sebastião, é uma das mais badaladas do litoral paulista - Foto Reginaldo Pupo
A praia de Maresias, em São Sebastião, é uma das mais badaladas do litoral paulista - Foto Reginaldo Pupo

A mais badalada praia do litoral paulista, reduto de surfistas, descolados e jovens de classe média alta, reúne todas as tribos em seu território. A praia possui aproximadamente 5km de extensão de faixa de areia clara e fofa, orlada por vegetação de Mata Atlântica nas duas pontas, o que reforça o cenário natural. No entanto, o banho de mar exige cuidados extras, pois é uma praia de tombo, com ondas fortes. Prefira os cantos direito ou esquerdo, que são mais calmos

Maresias é referência internacional para o surfe. Os surfistas se concentram, em sua maioria, no lado direito da praia, conhecido como Canto do Moreira, onde, às vezes, chega a ficar “crowdeado”, gíria utilizada por eles para definir um trecho do mar que fica lotado de surfistas. A praia tem excelente estrutura de hotéis, pousadas, restaurantes, bares e casas noturnas.



Bonete (Ilhabela) 

Vista geral da praia do Bonete, localizada de frente para o mar aberto, em Ilhabela - Foto Reginaldo Pupo
Vista geral da praia do Bonete, localizada de frente para o mar aberto, em Ilhabela - Foto Reginaldo Pupo

Uma das mais belas praias do litoral norte, mas também eleita uma das 10 praias mais bonitas do Brasil, e escolhida entre as 10 mais bonitas do mundo, em 2009, pelo jornal britânico The Guardian, Bonete está localizada no extremo sul de Ilhabela, voltada para o Oceano Atlântico. É um dos mais belos refúgios preservados do litoral paulista.

A praia conta com uma comunidade tradicional caiçara, onde parte de seus moradores é descendente de piratas e têm até um dialeto próprio. A praia tem aproximadamente 600m de extensão, com areias claras e também se “encontra” com o rio Nema, lugar preferido das crianças caiçaras locais.



Está orlada por Mata Atlântica bem preservada, rochas costeiras, trilhas e cachoeiras ao redor, muito procurada pelos amantes do ecoturismo. O acesso somente é possível por barco ou  trilha de 12km de extensão, que rompe a Mata Atlântica e leva de quatro a seis horas para ser percorrida.

Castelhanos (Ilhabela) 

Praia dos Castelhanos
Acesso à praia dos Castelhanos pode ser via barco ou veículos 4x4 - Foto Luis Daniel Molinari

Localizada a leste de Ilhabela, também voltada para o mar aberto, tem acesso por barco ou por uma estrada de terra de 24km que passa pelo Parque Estadual. Somente é autorizado o trânsito de veículos 4x4, mas há passeios de jipe que duram o dia inteiro.



A própria estrada-parque já é um atrativo à parte, pois passa pela mata virgem, tem muitas quedas d´água e animais silvestres. No início da estrada, há a cachoeira da Água Branca.

Os receptivos turísticos oferecem pacotes para ida de jipe e retorno de lancha (ou vice-versa) para Castelhanos. Ao chegar à praia, não deixe de conhecer a cachoeira do Gato, uma das mais belas de Ilhabela, acessada por uma trilha cujo acesso leva de 30 a 40 minutos.

Em outra trilha, localizada ao lado direito da faixa de areia, ao alto, é possível observar a praia em formato de coração. O lugar tem estrutura de hospedagem rústica e quiosques que oferecem comida caseira e a famosa caipirinha de folha de mexerica.



Perequê (Ilhabela) 

Praia do Perequê, em Ilhabela, oferece belo pôr do sol e infraestrutura completa - Foto Reginaldo Pupo
Praia do Perequê, em Ilhabela, oferece belo pôr do sol e infraestrutura completa - Foto Reginaldo Pupo

Diferentemente da maioria das praias de Ilhabela, a do Perequê é mais urbanizada e centralizada, no coração urbano da cidade, na avenida principal. Mesmo assim, não perde seu charme, exteriorizado por seus coqueiros espalhados pela orla.

Seu 1,5km de extensão é usado pelos frequentadores para caminhadas, esportes náuticos, esportes de praia e para curtir os quiosques à beira-mar, que, em sua maioria, oferece música ao vivo.



A praia é conhecida pelo pôr do sol, visto de frente para o canal de São Sebastião, além do seu calçadão, ciclovia, bancos, gramado, árvores e quiosques. É onde está concentrada a maioria dos hotéis, pousadas, restaurantes, bares, pizzarias e agências de passeios de Ilhabela.

Praia do Félix (Ubatuba) 

Praia do Felix
Versátil e tranquila, a praia do Félix é uma das mais procuradas por turistas - Foto Divulgação/Prefeitura de Ubatuba

Uma das mais procuradas pelo turistas, a praia do Félix, localizada próxima à divisa com Paraty (RJ), é uma das joias de Ubatuba. Ela consegue ser linda, versátil e ainda relativamente tranquila, o que é raro na região, com muitas praias de altas ondas.



O acesso é feito por uma pequena estrada asfaltada e, depois, por uma rua estreita e curta descendo até o estacionamento, mas é fácil de chegar, mesmo para carros comuns.

Considerada uma das praias mais bonitas de Ubatuba, tem ao fundo a Mata Atlântica,  areia branquinha e fofa, mar em tons de verde-esmeralda e azul, e costões rochosos nas extremidades. Do alto da estrada já se tem uma vista panorâmica espetacular da baía. A natureza é exuberante, com som de passarinhos, sombra natural e águas limpas.

Uma das curiosidades da praia do Félix é que ela tem dois tipos de mar no mesmo lugar. Do lado direito, mar calmo, quase sem ondas, ideal pra famílias, crianças e banhistas. Já no lado esquerdo, mar forte e com boas ondas, ponto tradicional de surfistas locais.



Almada (Ubatuba) 

Praia da Almada
Com visual paradisíaco, a praia da Almada também é próxima a Paraty - Foto Divulgação/Prefeitura de Ubatuba

Uma das mais charmosas e fotogênicas de Ubatuba, a Almada combina o visual paradisíaco típico do litoral norte com boa estrutura e um astral superacolhedor, que a torna uma das queridinhas de quem visita a região.

Também localizada próxima a Paraty, tem acesso por uma estradinha asfaltada e sinuosa, de cerca de 3km, que desce da rodovia Rio-Santos até a praia, com mirantes incríveis no caminho.



A praia tem características de areia clara e fofa, mar calmo e translúcido, e morros cobertos pela Mata Atlântica. Os frequentadores se encantam pela bela vista e costões, além do pôr do sol espetacular, um dos mais bonitos do litoral paulista.

A baía é abrigada, formando uma enseada perfeita para banho, caiaque e stand-up. A Almada tem excelente estrutura turística, com restaurantes e bares de frente para o mar, servindo pratos caiçaras, frutos do mar e drinques.

Prumirim (Ubatuba) 

Prumirim
Cachoeira do Prumirim, em Ubatuba, divisa com Paraty - Foto Reginaldo Pupo



Além da belíssima praia, Prumirim ainda oferece aos turistas a cachoeira do Prumirim e a ilha do Prumirim, localizada em frente à faixa de areia, distante apenas 800m. A praia é uma das mais impressionantes de Ubatuba, unindo natureza selvagem, mar de tons verdes e azuis, e o charme da ilha, que tem cenários paradisíacos.

O lugar tem um equilíbrio perfeito entre beleza intocada e acesso fácil, o que a torna uma das favoritas de quem conhece bem a região norte da cidade. O acesso é feito a partir da rodovia Rio-Santos, por meio de uma entrada bem sinalizada e estacionamento próximo à areia.

A praia tem areia clara e grossa, mar cristalino e faixa larga. O contraste entre o verde intenso da mata, o azul do mar e a ilha ao fundo cria um cenário de cartão-postal. Para chegar à ilha há saídas de barco da praia feitas por pescadores. A ilha é pequena, desabitada e com duas praias belíssimas, separadas por pedras. O mar ali é muito claro, ótimo para snorkel e mergulho livre.



Para mais conteúdos

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!