Vítimas foram retiradas do mar por populares e seguranças de um condomínio, mas não resistiram; óbitos foram confirmados no local pelo Samu
Dois turistas morreram afogados na tarde de quarta-feira (21), na praia do Iporanga, em Guarujá, no litoral de São Paulo. As vítimas, Júlio Augusto, de 25 anos, e Jean Paulo, de 30, eram moradores da cidade de Apiaí, no interior paulista. De acordo com informações do boletim de ocorrência, a mulher de Júlio informou que estava na praia com as vítimas e outro amigo; ela declarou que todos decidiram entrar no mar e ficaram em um local mais no fundo, onde as ondas não quebravam. Ao perceberem que não conseguiam mais tocar o chão, tentaram retornar, mas Jean passou a se debater e não conseguiu voltar para um local seguro.
Júlio tentou socorrer o amigo, mas ambos afundaram e desapareceram no mar. A testemunha disse ainda que gritaram por socorro, mas não havia serviço de guarda-vidas no local naquele momento. Populares conseguiram retirar Jean do mar e tentaram reanimá-lo, mas sem sucesso. Pouco tempo depois, Júlio também foi encontrado e retirado da água com a ajuda de seguranças de um condomínio.
O Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar) informou que o Corpo de Bombeiros Marítimo foi acionado por volta das 13h para atender o caso. A guarnição da Ursa encontrou as duas vítimas, já inconscientes, no canto esquerdo da praia. Seguranças que atuavam como guarda-vidas retiraram uma das vítimas da água e iniciaram manobras de reanimação cardiopulmonar com o auxílio de um médico que estava no local.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e deu continuidade aos procedimentos de reanimação, mas os médicos confirmaram os dois óbitos no local. Peritos da Polícia Científica também estiveram na praia para realizar os levantamentos necessários. O caso foi registrado como morte suspeita e encontro de cadáver na Delegacia de Guarujá. A reportagem não conseguiu contato com a administração do condomínio.