Golpe envolvia entrega de supostos exames urgentes por motoboy, para que criminosos retirassem dinheiro da conta da vítima após uso de maquininhas
Um homem de 33 anos foi preso temporariamente, na manhã de terça-feira (10), no bairro Vila Mathias, em Santos, suspeito de integrar uma quadrilha responsável por aplicar golpes em pacientes com suspeita ou diagnóstico de câncer. A prisão foi feita por agentes do 2º Distrito Policial, que continua a investigar o caso.
De acordo com a Polícia Civil, o esquema contava com uma ligação telefônica de um dos criminosos, que se identificava como funcionário da Santa Casa de Santos e informava que os exames estavam prontos. No entanto, por causa de alterações nos resultados, precisavam retornar para o médico com urgência.
No golpe, os criminosos oferecem a entrega do exame, de uma clínica no Guarujá, por meio de motoboy, a R$ 9,90. A pressão emocional da suposta urgência médica fazia com que as vítimas aceitassem o serviço e, quando ocorria a entrega, com pagamento por maquininha, o cartão era usado para futuros saques na conta.
A Polícia Civil informou que as investigações indicam que o crime era praticado também em outros pontos da cidade de Santos. Com base nas informações, o Poder Judiciário expediu mandados de busca e apreensão e de prisão temporária. No local, além de localizado e identificado o suspeito, a polícia apreendeu a moto, o capacete, a mochila de entregas, um celular e as roupas que ele usava no momento do crime.
O homem foi conduzido à delegacia e segue à disposição da Justiça. A Polícia Civil continua com as investigações para identificar outros envolvidos no esquema; ainda não foram divulgadas informações de há quanto tempo o crime tem sido praticado.