REFORÇOS

Santos adere a programa federal e receberá mais de R$1,1 milhão em equipamentos para a GCM

Município integra o programa Município Mais Seguro, do Ministério da Justiça, e contará com centenas de armas não letais e sprays de pimenta


Redação
Publicado em 26/06/2026, às 11h18

FacebookTwitterWhatsApp

Santos adere a programa federal e receberá mais de R$1,1 milhão em equipamentos para a GCM
Expectativa é que materiais estejam disponíveis à GCM até novembro - Arquivo/Isabela Carrari/Prefeitura de Santos


A cidade de Santos aderiu ao programa Município Mais Seguro, do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Com a medida, formalizada no fim da semana passada, o município receberá uma verba estimada em mais de R$1,1 milhão em equipamentos não letais, para reforçar a Guarda Civil Municipal (GCM).

A expectativa da administração municipal é que os materiais estejam disponíveis para uso até novembro. O pacote de repasses federais inclui:

  • 254 tasers (armas de incapacitação neuromuscular);
  • 510 espargidores (spray de pimenta);
  • 2.540 cartuchos operacionais;
  • Baterias, kits de manutenção, coldres, maletas de transporte e acessórios.

O secretário municipal de Segurança, Flávio de Brito Júnior, destacou que o armamento será destinado a agentes habilitados:



Este programa vem reforçar o aprimoramento dos profissionais da Guarda Civil Municipal, que atuam no patrulhamento preventivo. Esses equipamentos não letais são utilizados por profissionais que receberam treinamento teórico e prático para seu uso”.

Eixos de atuação

A iniciativa da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) oferece suporte aos municípios em três eixos principais:

  • Projeto Nacional de Polícia Comunitária: focado na prevenção da violência e no fortalecimento do vínculo entre os agentes e a comunidade;
  • Projeto Escuta SUSP: oferece atendimento psicológico aos profissionais de segurança;
  • Projeto Nacional de Qualificação do Uso da Força: destinado ao aprimoramento técnico e tático das operações.

A prefeita em exercício, Audrey Kleys, afirmou que a adesão ao programa complementa os esforços municipais no setor:

Santos investe na segurança pública por meio da ampliação do efetivo da GCM, valorização e treinamento para os agentes e atualização dos equipamentos e da tecnologia. São ações integradas que fortalecem a qualidade de vida na cidade e têm o reconhecimento dos governos federal e estadual”.

Entre as ações recentes na esfera municipal, a prefeitura destacou a nomeação de novos guardas concursados, a criação da Operação Onda Azul (focada no patrulhamento preventivo) e o uso do Centro de Controle Operacional (CCO), que monitora a cidade por meio de quase 3.500 câmeras.



Para mais conteúdos

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!