Segundo a prefeitura de São Sebastião, banhistas escutaram barulho vindo de um morro ao lado da praia de Juquehy, na quarta-feira (4)
A praia de Juquehy em São Sebastião, no litoral norte de SP, está parcialmente interditada após a queda de pedras gigantes, conhecidas como matacões, na manhã da quarta-feira (4). Segundo informações da prefeitura, banhistas ouviram barulho vindo do morro e acionaram as autoridades. Ninguém ficou ferido.
Segundo a Defesa Civil, o local permanece interditado para avaliação de riscos. Técnicos do órgão e engenheiros identificaram movimentação de terra na encosta e acionaram a Secretaria do Meio Ambiente (Semam) para apurar a responsabilidade pela área.
De acordo com Ricardo Cardoso dos Santos, diretor da Defesa Civil, os agentes seguem no local avaliando as condições de segurança. “Nossos agentes avaliam cada ponto do trecho onde houve o escorregamento das pedras, para deixar o local em segurança", afirmou. A liberação da área dependerá do laudo técnico da vistoria.
A prefeitura de São Sebastião informou na tarde desta sexta-feira (6) que multou em R$ 30 mil o dono do terreno em Juquehy de onde rolaram matacões na quarta-feira. Fiscais constataram movimentação de terra sem as autorizações necessárias, e o local foi embargado por tempo indeterminado. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, qualquer intervenção no terreno exige licença ambiental. A área permanece isolada pela Defesa Civil; não houve feridos.