AFOGAMENTOS

Praias do litoral paulista registram mortes em fim de semana de fortes correntes de retorno

Entre as ocorrências do sábado (13), três pessoas morreram em praias de Guarujá, Mongaguá e Itanhaém; em Praia Grande, há buscas por vítimas de afogamento

Redação
Publicado em 13/04/2024, às 18h25 - Atualizado em 14/04/2024, às 14h24

FacebookTwitterWhatsApp
Na praia do Suarão, em Itanhaém, um turista de 38 anos morreu afogado após ser puxado por corrente de retorno - Reprodução/Prefeitura de Itanhaém
Na praia do Suarão, em Itanhaém, um turista de 38 anos morreu afogado após ser puxado por corrente de retorno - Reprodução/Prefeitura de Itanhaém

As fortes correntes de retorno, que atingem as praias da região da Baixada Santista neste fim de semana, têm ocasionado um alto número de ocorrências, com maior risco aos banhistas. Entre os afogamentos do sábado (13), três pessoas não resistiram e duas estão desaparecidas no mar. Os casos foram registrados em Itanhaém, Guarujá, Mongaguá e Praia Grande.

Na praia do Suarão, em Itanhaém, os bombeiros foram acionados por volta das 9h, para socorrer três turistas de Embú das Artes (SP). Um homem de 38 anos estava na água, em área distante da faixa de areia, acompanhado de seu filho, de 14 anos, e o primo, de 13 anos. Quando perceberam que  a corrente de retorno o puxava, tentaram sair, mas apenas o mais novo conseguiu voltar sozinho. 

Faça parte do nosso canal, acesse aqui

O outro menor saiu do mar com a ajuda de banhistas e guarda-vidas da área, no entanto, o homem submergiu e só foi localizado após voltar à superfície. Apesar das manobras de reanimação cardiopulmonar e encaminhamento à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Itanhaém, na qual foram realizadas mais tentativas de recuperação, foi constatado o óbito. 

Também pela manhã, em Mongaguá, um turista de Várzea Paulista (SP), de 57 anos, morreu por afogamento. Os bombeiros também chegaram a resgatar e encaminhar a vítima à UPA Agenor de Campos, sem sucesso.

Na praia de Pitangueiras, em Guarujá, uma turista de 38 anos, moradora da Região Metropolitana de São Paulo, foi retirada do mar por um guarda-vidas por volta de 12h30. Conforme informado pelo Grupamento de Bombeiros Marítimo (GB-Mar), a vítima estava inconsciente e com espuma na boca e nariz. Ela estaria em parada respiratória, que evoluiu para parada cardiorrespiratória em poucos minutos. Os bombeiros acionados realizaram manobras de reanimação e posterior encaminhamento ao Hospital Santo Amaro, onde foi constatado o óbito. 

Desaparecidos

Em Praia Grande, o GB-Mar realizou buscas por duas vítimas de afogamento. Na área do Balneário Maracanã, os trabalhos foram focados para encontrar um turista da capital, de 22 anos. Já na área da Vila Tupi, um menor de 13 anos, morador da capital, apostava corrida com um amigo de 14 anos, quando caiu em um buraco e começou a se afogar. O amigo conseguiu sair, mas ele se afogou. 

Segundo o GB-Mar, devido à baixa luminosidade, as buscas se encerraram na noite do sábado, na zona de arrebentação.

As buscas prosseguem neste domingo (14) para o encontro das vítimas. No momento, os bombeiros utilizam o apoio de duas motos aquáticas e uma lancha. 

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!