Prefeitura informou que optou por investir a verba na tradicional Parada de Natal, que reuniu milhares de pessoas na cidade, no sábado (21)

A prefeitura de Bertioga, no litoral de São Paulo, anunciou a suspensão da tradicional queima de fogos na virada do ano de 2024 para 2025. A decisão, divulgada nesta quinta-feira (26), visa o bem-estar de pessoas com transtorno do espectro autista (TEA), indivíduos com hipersensibilidade auditiva e animais, que sofrem com o barulho dos fogos de artifício.
A administração municipal informou, por meio de nota enviada à reportagem, que “entendeu ser mais interessante investir a verba na Parada de Natal, que proporcionou espetáculo com música, personagens temáticos e carros alegóricos, no sábado (21)”.
Em contrapartida à decisão municipal, a Riviera de São Lourenço, bairro da cidade, confirmou a realização da queima de fogos para celebrar a chegada de 2025. O show pirotécnico terá duração de 12 minutos e ocorrerá à meia-noite do dia 1º de janeiro, na orla da praia em frente ao Módulo 5. A Associação dos Amigos da Riviera, em parceria com a Sobloco Construtora, assegurou que o evento será conduzido por uma empresa especializada e devidamente autorizada pelos órgãos competentes, como o Corpo de Bombeiros e o exército brasileiro.
Para minimizar o impacto sonoro, a Riviera informou que adotará o formato com ruído reduzido, utilizado em edições anteriores. Os fogos foram selecionados para queimar gradualmente, evitando grandes explosões. O espetáculo contará com luzes multicoloridas em sequência cuidadosamente planejada.