Criminosos usavam documentos falsos de pensionistas para abrir contas na Caixa e redirecionar benefícios do INSS; valores eram transferidos via PIX
A Polícia Federal cumpriu um mandado de busca e apreensão em Caraguatatuba, litoral de SP, contra um grupo criminoso suspeito de cometer fraudes contra pensionistas, com contas da Caixa Eletrônica Federal (CEF). A operação ocorreu na manhã desta terça-feira (13) no bairro Golfinhos.
Segundo a PF, os envolvidos utilizavam documentos falsos para abrir novas contas bancárias em agências da Caixa localizadas em cidades diferentes dos endereços reais das vítimas. Na sequência, solicitavam o redirecionamento do benefício previdenciário para as contas fraudulentas, assumindo o controle total dos valores recebidos.
O grupo também conseguia empréstimos consignados, utilizava cheques especiais e acessava o crédito rotativo das contas. Os recursos eram transferidos via PIX para contas de terceiros que atuavam como “laranjas” conscientes, recebendo comissão para repassar o dinheiro ao principal investigado, apontado como líder da organização criminosa. De acordo com a PF, os envolvidos poderão ser indiciados por estelionato qualificado e associação criminosa. As investigações seguem em andamento.
Procurada, a Caixa Econômica Federal disse que "atua conjuntamente com os órgãos de segurança pública nas investigações e operações que combatem fraudes e golpes". O banco diz também que tais informações "são consideradas sigilosas e repassadas exclusivamente à Polícia Federal e demais autoridades competentes, para análise e investigação".
Confira a nota da Caixa Econômica Federal na íntegra:
A CAIXA informa que atua conjuntamente com os órgãos de segurança pública nas investigações e operações que combatem fraudes e golpes. Tais informações são consideradas sigilosas e repassadas exclusivamente à Polícia Federal e demais autoridades competentes, para análise e investigação.
O banco aperfeiçoa, continuamente, os critérios de segurança em movimentações financeiras, acompanhando as melhores práticas de mercado e as evoluções necessárias ao observar a maneira de operar de fraudadores e golpistas.
Adicionalmente, a CAIXA ressalta que monitora ininterruptamente seus produtos, serviços e transações bancárias para identificar e investigar casos suspeitos. E a instituição também esclarece que possui estratégias, políticas e procedimentos de segurança para a proteção dos dados e operações de seus clientes e dispõe de tecnologias e equipes especializadas para garantir segurança aos seus processos e canais de atendimento.
Mais informações de segurança no site da CAIXA: www.caixa.gov.br/seguranca.