Vídeo viralizou e revoltou moradores de Ubatuba; prefeitura informou que notificou empresa a fim de esclarecer o caso
Uma passageira do transporte público de Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, registrou em vídeo um motorista da empresa Sou Transportes, que manuseava o celular enquanto conduzia o coletivo, no início desta semana. A denúncia foi publicada nas redes sociais e repercutiu entre os moradores da cidade.
Passageira filma motorista no celular enquanto dirige ônibus no litoral de SP
— Portal Costa Norte (@costanortenews) June 5, 2025
📹: Reprodução/Sara Elizabeth pic.twitter.com/BoN76dqKmJ
Na publicação, a passageira relata que não é a primeira vez que presencia motoristas na prática da mesma infração. Segundo ela, o flagrante ocorreu em um ônibus da linha Tabatinga via Araribá, na região da Enseada, às 15h40 de terça-feira (2).
A usuária ainda criticou o atraso causado e alertou para os riscos à segurança dos passageiros. "Não é a primeira vez e, aparentemente, não será a última. Motorista da Sou Ubatuba mexendo no celular enquanto dirige o coletivo, atrasando a minha vida. Eu não sei se esse desquerido estava com algum problema familiar, mas não justifica o ato", disse.
Outro comentário publicado nas redes reforçou a indignação. Uma internauta afirmou que, se o motorista tem problemas pessoais, deve buscar apoio na empresa e se afastar temporariamente. "Se ele quiser correr o risco de perder a vida dele dirigindo e mexendo no celular, isso é problema dele. Agora, ele tem mais vidas ali dentro, então ele tem que ter cuidado. Celular no volante todo mundo sabe os perigos que ocorrem. Se está com problema familiar, aciona a empresa, pede afastamento até resolver", escreveu.
Procurada pela reportagem, a prefeitura de Ubatuba informou que, pela legislação vigente, não pode aplicar multa baseada em imagens feitas por terceiros, como vídeos de celulares ou publicações nas redes sociais. Segundo o artigo 280 do Código de Trânsito Brasileiro, apenas agentes de trânsito ou equipamentos homologados pelo Contran podem validar autuações.
Apesar disso, a administração municipal acrescentou que notificou a empresa, para solicitar informações sobre quais medidas internas seriam adotadas diante do ocorrido. O Costa Norte tentou contato com a SOU Transporte, mas, até o fechamento desta reportagem, a empresa não se posicionou oficialmente sobre a denúncia.
Dados do Registro Nacional de Infrações de Trânsito mostram que, apenas em 2024, mais de 11,1 milhões de infrações por uso de celular ao volante foram registrados no Brasil. No estado de São Paulo, de janeiro a agosto de 2024, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-SP) registrou mais de 167 mil infrações por uso de celular ao volante, aumento de 11,8% em relação ao mesmo período de 2023.
O uso do celular ao volante é classificado como infração gravíssima quando o motorista é flagrado segurando ou manuseando o aparelho, e resulta em multa de R$ 293,47 e sete pontos na carteira nacional de habilitação (CNH). Já o uso do celular no ouvido, viva-voz ou via Bluetooth configura infração média, com multa de R$ 130,16 e quatro pontos na CNH.