TRAGÉDIA

Operários morrem soterrados em obra da Sabesp no litoral de SP

Acidente ocorreu em obra de tubulação da Sabesp em Ubatuba; vítimas não utilizavam equipamento de segurança, segundo consta no boletim de ocorrência

Lenildo Silva
Publicado em 11/03/2025, às 11h14

FacebookTwitterWhatsApp
Corpo de Bombeiros encontrou as duas vítimas já sem vida - Divulgação/11ºGB
Corpo de Bombeiros encontrou as duas vítimas já sem vida - Divulgação/11ºGB

Dois operários, de 24 e 39 anos, que prestavam serviços em uma obra de instalação de tubulação de esgoto, morreram soterrados na tarde de segunda-feira (10), em Ubatuba, no litoral norte de São Paulo. A obra é feita por meio de consórcio de empresas terceirizadas pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). O acidente ocorreu por volta das 16h, quando a vala na qual trabalhavam cedeu de forma repentina.

Segundo informações do boletim de ocorrência obtido pela reportagem, a obra envolvia escavação para acondicionamento  de tubos de conexão com residências, e a barreira desmoronou sobre os trabalhadores que estavam no fundo da vala. Ainda de acordo com o documento, havia uma gaiola de proteção para garantir a segurança dos operários, mas o equipamento não era utilizado no momento do acidente. A Secretaria de Segurança Pública (SSP-SP) informou que o caso foi registrado como morte acidental, na Delegacia de Ubatuba; a Polícia Civil da cidade investiga o caso.

O Corpo de Bombeiros foi acionado para a ocorrência e iniciou as buscas imediatamente. As equipes conseguiram encontrar os dois trabalhadores soterrados, mas, ao serem retirados da vala, a equipe médica do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) confirmou que ambos já estavam sem vida. Ainda de acordo com a corporação, a obra era executada por uma empresa terceirizada contratada pela Sabesp. No local, um engenheiro coordenador da obra acompanhava o trabalho. A área foi isolada e a perícia técnica foi acionada para investigar as circunstâncias do acidente.

Por meio de nota enviada à reportagem, a Sabesp informou que apura as causas da tragédia junto às empresas BBL Engenharia e Construtora Monte Negro, que integram o consórcio responsável pela obra. A companhia disse, ainda, que “a segurança dos trabalhadores é uma premissa fundamental e que tomará as medidas cabíveis”. A empresa também lamentou o ocorrido e declarou solidariedade às famílias das vítimas. A reportagem não conseguiu contato com a  BBL e Monte Negro, até o fechamento desta matéria e o espaço segue aberto para atualização, em caso de retorno. 

Para mais conteúdos:

Lenildo Silva

Lenildo Silva

Estudante de jornalismo na Faculdade Estácio

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!