Imagens mostram guarda-vidas saltando de helicóptero para o salvamento, em Ubatuba; veja também dicas para evitar afogamentos
Esther Zancan
Publicado em 11/03/2025, às 10h41
Durante patrulhamento aéreo em Ubatuba, litoral norte de São Paulo, na tarde de domingo (9), a equipe do helicóptero Águia-04, da Polícia Militar, avistou um banhista que utilizava uma prancha de bodyboard sendo arrastado por uma corrente de retorno. Imagens divulgadas pelo Grupamento de Bombeiros Marítimo nas redes sociais mostram o momento em que um guarda-vidas pula da aeronave para ajudar no resgate do banhista. Veja:
Ver essa foto no Instagram
Outros guarda-vidas do setor também adentraram nas águas para o salvamento. O socorrido é um rapaz de 18 anos, turista proveniente da cidade de Limeira, no interior paulista, resgatado sem grau de afogamento.
A Secretaria de Estado da Saúde do governo de São Paulo dá algumas dicas para evitar afogamentos:
Socorro adequado
Tão importante quanto evitar o afogamento, é saber como prestar socorro. O ideal é que pessoas sem treinamento apropriado não tentem fazer salvamentos sozinhas com o próprio corpo, colocando a própria vida em risco. O mais adequado é fornecer para a vítima objetos que flutuem ou que sirvam como uma corda. Uma simples garrafa pet pode ajudar a evitar um afogamento. É fundamental buscar socorro de salva-vidas ou bombeiros. A remoção da vítima deve ser feita pelos membros (pernas e braços) e jamais pode haver a compressão do abdômen. Fora d’água, a vítima deve ser colocada de lado, ter sua roupa molhada removida e ser aquecida até que haja atendimento profissional.
Esther Zancan
Formada pela Universidade Santa Cecília, Santos (SP). Possui experiência como redatora em diversas mídias e em assessoria de imprensa.