Segunda fase da Operação Taeguk cumpre mandados de prisão e de busca e apreensão em quatro cidades da Baixada Santista
Quatro cidades da Baixada Santista foram alvos de operação da Polícia Federal (PF), na manhã desta quarta-feira (11), contra o tráfico internacional de drogas a partir de portos brasileiros. A segunda fase da Operação Taeguk cumpre 12 mandados de prisão e dez de busca e apreensão em Bertioga, Guarujá, Praia Grande e São Vicente, além de Angra dos Reis (RJ) e Vera Cruz (BA).
Segundo a PF, a operação busca combater uma quadrilha envolvida no transporte de 1,6 tonelada de cocaína em uma embarcação que partiu do litoral de São Paulo e foi apreendida na região do país africano Cabo Verde.
As investigações apontaram que o grupo atuava ocultando a droga em navios, incluindo a utilização de compartimentos ocultos e a cooptação de tripulantes, com o objetivo de abastecer os mercados da Europa e da África. A Justiça também determinou o bloqueio de bens e valores no montante de R$ 310 milhões.
Os investigados podem responder pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e organização criminosa, com agravante da internacionalização do esquema.