Clube de Santos foi multado em R$ 50 mil mais perda de um mando de campo, a ser cumprido já no próximo jogo, sábado (8), contra o Votuporanguense
Rodrigo Florentino
Publicado em 06/03/2025, às 09h02
A Portuguesa Santista foi condenada à perda de um mando de campo mais multa de R$ 50 mil, no julgamento sobre a injúria racial sofrida pelo goleiro Tom Cristian, em partida contra o São José. A sentença foi anunciada na noite de quarta-feira (5), pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD). O caso ocorreu no dia 20 de fevereiro, em partida pela 11ª rodada da Série A2, do Campeonato Paulista.
O destaque fica para a manutenção de pontos. Se houvesse esta punição, ela seria determinante para o rebaixamento da Portuguesa Santista para a Série A3 do Campeonato Paulista. Sobre a perda do mando, ela já vale para a partida do sábado (8) contra o Votuporanguense, às 15h, e que seria no estádio Ulrico Mursa, em Santos.
O advogado Rafael Cobra, que representa a Briosa, entrará com recurso para que essa punição seja cumprida apenas no campeonato estadual de 2026, de acordo com o jornalista Walter Dias. Se o recurso não for julgado até sexta-feira (7), a Portuguesa Santista deverá escolher um estádio a pelo menos 70km de distância de Santos para mandar o jogo.
Sem a perda de pontos, a Portuguesa Santista precisa apenas de uma vitória para escapar do rebaixamento para a Série A3 do Paulistão. Em caso de empate, o jogo entre São Bento e Rio Claro também precisa terminar empatado. Qualquer outro resultado rebaixa a equipe de Santos.
Rodrigo Florentino
Formado em Comunicação Social na Univesidade Santa Cecília (UniSanta)