CRIMINALIDADE

Índices apontam queda de 50% no número de homicídios em Ubatuba

O cálculo foi feito de acordo com as estatísticas dos meses de janeiro a setembro de 2023 em comparação ao mesmo período, em 2022

Gabriela Petarnella
Publicado em 27/10/2023, às 14h34

FacebookTwitterWhatsApp
O número representa os casos de homicídios dolosos, quando há intenção de matar - Prefeitura Ubatuba
O número representa os casos de homicídios dolosos, quando há intenção de matar - Prefeitura Ubatuba

Um estudo comparativo dos índices de janeiro a setembro de 2023 em relação ao mesmo período de 2022 revelou uma significativa redução de 50% no número de homicídios dolosos, caracterizados por intenção de matar, na cidade de Ubatuba. Até o momento, a cidade registrou nove homicídios dolosos, metade dos 18 casos registrados no ano anterior. 

De  acordo com o estudo, a queda nos números da cidade reflete a tendência estadual, já que o estado de São Paulo também experimentou uma diminuição semelhante. De acordo com os dados fornecidos pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, em 2023, foram contabilizados 1.931 casos, o que representa uma diminuição de 9,6% em relação aos 2.135 registrados no mesmo período de 2022.

Em Ubatuba, além do programa de atividade delegada, que tem como objetivo fortalecer o trabalho da Polícia Militar, a cidade tem promovido várias operações conjuntas com o governo de São Paulo para assegurar a segurança da população.

Operações policiais

Na noite de quarta-feira (25), o município foi palco da Operação Árion, com o intuito de intensificar a luta contra a criminalidade, visando a diminuição dos índices de homicídios e roubos na região. De acordo com informações da Polícia Militar, durante a operação, um homem foi detido na posse de uma arma, e também ocorreram apreensões de veículos.

Em agosto de 2023, a cidade deu inicio à Operação Morfeu, uma ação conjunta entre a prefeitura, com apoios das Secretarias de Segurança Pública, Guarda Civil Municipal, Assistência Social e Fazenda, Fiscalização de Posturas e as polícias Civil e Militar. A operação envolveu diversas abordagens e fiscalizações de estabelecimentos.

Almir Rogério Feliciano de Moura, secretário adjunto de Segurança Pública, destacou que a operação Morfeu é contínua e realizada às sextas-feiras e sábados, com o objetivo de impedir a realização de fluxos, coibindo tumultos, bem como tráfico e uso de drogas da região.

Gabriela Petarnella

Gabriela Petarnella

Jornalista formada pelo Centro Universitário Módulo. Possui experiência em videorreportagem e fotojornalismo

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!