Vítima registrou denúncia e foi acolhida pela equipe do programa Guardiã Maria da Penha; ex-companheiro foi encaminhado ao 1º DP
Um homem acusado de violência doméstica, ameaça e violação de domicílio contra sua ex-companheira foi detido em flagrante pela Guarda Civil Municipal de São Vicente, no litoral de São Paulo. A ação foi conduzida pela equipe Guardiã Maria da Penha, especializada no atendimento a mulheres vítimas de violência.
Segundo a vítima, os dois estão separados desde setembro de 2024. Nos últimos dias, ela permitiu que o ex-companheiro visse os filhos, mas ele aproveitou a oportunidade para tentar reatar o relacionamento, o que foi recusado. Durante a visita, o homem tomou o celular da vítima, que estava com uma das crianças, acessou dados pessoais e devolveu o aparelho danificado.
A mulher decidiu registrar denúncia e passou a ser perseguida. Foi então que a equipe Guardiã Maria da Penha foi acionada. Os agentes localizaram o suspeito, imobilizaram e o encaminharam ao 1º Distrito Policial. A vítima foi acolhida e seguirá com acompanhamento especializado oferecido pelo programa.
A prefeitura de São Vicente confirmou a ação da GCM e informou que o programa Guardiã Maria da Penha atua no atendimento direto e monitoramento de mulheres com medida protetiva, além de integrar a rede de apoio municipal em casos de flagrante. O contato com a equipe pode ser feito pelo telefone 153.
A administração municipal reforçou que, conforme a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), a violência contra a mulher pode se manifestar de diversas formas, sendo elas: violência física, psicológica, sexual, patrimonial e moral. A denúncia pode ser feita por meio do 180 e é essencial para interromper o ciclo de agressões e garantir a proteção da vítima.