Os mais de 2 milhões de kWh seriam suficientes para atender 17 mil residências por um mês, ou a cidade de Itanhaém por 4 dias, diz Elektro
A Neoenergia Elektro revelou, nesta terça-feira (26), que o volume de energia furtada em Guarujá, no litoral de São Paulo, entre janeiro e setembro de 2024, é de 2,98 milhões de kWh, suficiente para suficiente para abastecer a cidade de Itanhaém por quatro dias, ou atender mais de 17 mil residências por um mês. Os bairros com maior número de irregularidades são Vila Santa Rosa, Vila Santo Antônio e Centro.
De acordo com a concessionária que administra a distribuição energética na cidade, nos últimos nove meses, foram realizadas 1.887 inspeções no município, que resultaram na identificação de 577 ligações irregulares, popularmente conhecidas como "gato".
A utilização de gambiarras para garantir o fornecimento de energia elétrica é contra a lei e extremamente perigoso. Segundo a Elektro, esse tipo de intervenção na rede de distribuição, sem os devidos cuidados com o uso dos equipamentos de segurança, sem atender as normas do setor elétrico e sem a utilização de profissionais capacitados, podem ocasionar acidentes e incêndios, além de sobrecarga e de interrupção do abastecimento.
Os desvios de energia prejudicam todos os clientes, já que promovem modificações inapropriadas na rede, trazendo riscos à vida; parte do valor da energia furtada é paga pelos demais consumidores. A Neoenergia Elektro reforça a importância de denunciar fraudes. As denúncias são feitas, de forma anônima, na central de atendimento, pelo 0800 701 01 02.