MEDIDA PREVENTIVA

Cubatão veta destiladas em show de Projota por risco de metanol em bebidas

Medida vale para o festival Guará Fest após apreensão de bebidas sem nota fiscal e caso suspeito de intoxicação por metanol na cidade

Cubatão veta destilados em show de Projota por risco de metanol em bebidas
Fiscalização apreendeu 145 garrafas de bebidas destiladas sem nota fiscal - Divulgação/Prefeitura de Cubatão


A prefeitura de Cubatão (SP) anunciou a proibição da venda de bebidas destiladas no festival Guará Fest, que inicia neste fim de semana no Píer do Casqueiro com show do rapper Projota. A restrição vale tanto para restaurantes dentro do evento quanto para ambulantes na região do píer e da Praça Independência.

A decisão foi tomada após operação de fiscalização nesta sexta-feira (3), que apreendeu 145 garrafas de bebidas destiladas sem nota fiscal em um comércio da Vila Esperança. A ação contou com Vigilância Sanitária, Polícia Civil, Polícia Militar e Guarda Civil Municipal. O material foi encaminhado ao 1º Distrito Policial de Santos para perícia.

O local alvo da fiscalização é o mesmo em que uma paciente, internada no Hospital Municipal de Cubatão, teria consumido bebidas alcoólicas suspeitas. A mulher deu entrada no Pronto-Socorro Central com convulsões no domingo (28) e foi transferida para a UTI. Ela recebeu alta da unidade intensiva nesta sexta-feira (3), mas segue internada em enfermaria.



A Secretaria de Saúde aguarda o resultado de exames pelo Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, para verificar a presença de metanol. A substância é altamente tóxica e pode causar cegueira ou morte se ingerida em bebidas adulteradas ou de origem clandestina.

Autoridades sanitárias reforçam que sintomas como dores abdominais intensas, tontura, confusão mental e alteração da visão após ingestão de álcool exigem atendimento médico imediato. O diagnóstico rápido e o tratamento em até seis horas são essenciais para reduzir riscos graves.

Guará Fest

O festival Guará Fest retoma a programação cultural, com destaque para o show do rapper Projota neste sábado (4), às 20h, na Estação 1 do Píer do Casqueiro. O evento ainda reúne oficinas, espetáculos de teatro e dança, exposições e atividades de inclusão, como o Espaço de Despressurização.



A Secretaria de Cultura ressalta que o festival busca fortalecer a produção cultural de Cubatão, que promove acesso democrático à arte. Com programação gratuita, o evento segue até 12 de outubro, com atrações para diferentes públicos e medidas reforçadas de segurança e saúde.

Para mais conteúdos:

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!