GUARÁ FEST

Rapper Projota é atração principal de festival gratuito na Baixada Santista

Festival retorna neste sábado (4), com programação cultural gratuita, shows, oficinas, exposições e atividades inclusivas no píer do Casqueiro


Redação
Publicado em 02/10/2025, às 17h52

FacebookTwitterWhatsApp

Projota é atração principal de festival gratuito neste sábado na Baixada Santista
Rapper Projota é a grande atração do Guará Fest, em Cubatão - Divulgação/Projota


O rapper Projota é a grande atração do festival Guará Fest, que ocorre neste sábado (4), em Cubatão, na Baixada Santista. O show, marcado para às 20h, na Estação 1 do píer do Casqueiro, havia sido adiado em setembro devido ao mau tempo e, agora, marca o retorno da programação cultural gratuita do município.

O festival, que sofreu pausas nos últimos dois finais de semana, retoma as atividades com apresentações artísticas, oficinas, teatro, exposições e ações de acessibilidade. As atrações se estendem até domingo (5) e prosseguem nos dias 11 e 12 de outubro.

A noite de sábado será marcada não apenas pelo show de Projota, mas também por apresentações de bandas como Sugar Kane, Forró Gambiarra, The Grandpa’s e artistas locais. O público ainda terá acesso a oficinas de cultivo de mudas e graffiti, além de  feira de economia criativa e exposições temáticas.



No domingo (5), o público terá acesso a oficinas de artes visuais, pintura em papel machê e mostra audiovisual com exibição de curtas e roda de conversa com os artistas. A agenda traz ainda contação de histórias, teatro, dança, música eletrônica com DJ Profana e o encerramento com a banda MONNA em apresentação de salsa brasileira.

Um dos diferenciais do Guará Fest é o ‘Espaço de Despressurização’, voltado à acessibilidade. O local oferece acolhimento especializado, recursos de comunicação alternativa, óculos para pessoas fotossensíveis, abafadores de ouvido e atividades de autorregulação.

A Secretaria de Cultura de Cubatão destaca que o evento reafirma a cidade como território criativo e fortalece a produção cultural local ao promover a democratização da arte. Parte das atividades conta com audiodescrição e interpretação em libras, que assegura o acesso de diferentes públicos.



O Guará Fest nasceu durante o lançamento do ODS 19, Objetivo de Desenvolvimento Sustentável, criado em Cubatão, ligado à Agenda 2030 da ONU. A iniciativa valoriza a cultura, a arte e a comunicação como elementos essenciais para a construção de um futuro sustentável.

No sábado (11), a programação inclui oficinas de capoeira, circo e dança, além de apresentações artísticas de companhias locais. Estão previstas também atividades de cinoterapia, espetáculos circenses e uma mostra de dança com coreografias inéditas de grupos cubatenses.

Já no domingo (12), as atividades abrangem oficinas circenses e de confecção sustentável, teatro infantil, contação de histórias e exibição do filme Meu Malvado Favorito 4. O encerramento terá shows musicais com destaque para a banda Passarada, que sobe ao palco da Estação 7.



A última noite do festival será marcada pelo espetáculo Roupa Nova in Concert, conduzido pela Orquestra de Metais e Percussão de Cubatão, acompanhada por corpo de dança e cantores convidados. A apresentação presta homenagem à consagrada banda brasileira e encerra a edição 2025 do Guará Fest.

Cartaz Guará Fest
Guará Fest ocorrerá ao longo de todo o mês de setembro - Prefeitura de Cubatão

Veja a programação 

4 de outubro – Sábado – Festival do Mangue

  • 13h – Show: The Grandpa’s – Estação 1;
  • 14h – Quick Massage com Magaly Patricio – Espaço Spa – Estação 1;
  • 14h30 – Show: Forró Gambiarra – Estação 1;
  • 16h – Oficina: Cultivo de mudas – Alex Cruz da Cultivar – Estação 3;
  • 16h – Oficina: Graffiti – Estação 6;
  • 16h – Show: Sugar Kane – Estação 1;
  • 18h – Show: Anderson Borges e Fabrício Rodrigues – Estação 1;
  • 20h – Show: Projota – Estação 1.

Festival do Mangue – Exposições - Estação 1

  • Exposição fotográfica com Thiago Cunha;
  • Feira de Economia Criativa;
  • Espaço Quick Massage;
  • Manutenção de Bike;
  • Passeio de canoa Havaiana;
  • Leitura de tarô: tenda de incensos, pedras;
  • Tenda de Turismo – Parque Caminhos do Mar;
  • Doação de mudas de plantas e exposição de Orquídeas;
  • Arrecadação de ração + Brechó Sustentável pela causa Animal;
  • Instituto Haux Club – Cannabis medicinal;
  • Monitores ambientais – AMAC.

05 de outubro – Domingo - Oficinas:

  • 14h às 15h – Oficina: Desenhando na Praça – Ricardo Oliveira e Luiz Carlos Coitim – Estação 1;
  • 15h às 16h – Oficina: Pintando papel machê – Silvia Helena – Estação 1.

Mostra Audiovisual - Estação 2

  • 16h às 18h - Audiodescrição – AD;
  • Diário de Bordo: Vila Fabril – Coletivo 302 – Livre;
  • Vídeo-Retratos: Vila Parisi – Coletivo 302  – Classificação: 12 anos;
  • Mulher Garça e o Segredo da Tuba Oca – ISAC – VP Pescadores de Histórias – Livre.

Roda de conversa com os artistas criadores dos curtas exibidos.

  • 17h às 17h30 – Contação de Histórias: Meu Amigo Faz “Iii” – Coletivo Valsa Pra Lua – Estação 2 libras – AD;
  • 18h às 19h – Música: DJ Set – DJ Profana – Estação 1;
  • 19h às 19h30 – Teatro: Valsa Nº6 – Direção: Luiz Guilherme – Estação 1 libras;
  • 19h30 às 19h45 – Coreografia: Sentir em Pertencer, cores da emoção – Impacto Dança e Movimento – Livre – Estação 1;
  • 20h às 21h – Show: Anderson Borges e Banda – Tributo à Legião Urbana – Estação 1;
  • 21h30 às 22h30 – Show: Salsa brasileira – MONNA – Livre – Estação 1.

Sábado 11 de setembro - Oficinas:

  • 15h às 16h30 – Oficina: Cubatão em Colagem – Matheus Lipari e Mariana Mansano –  Estação 1 Classificação: 12 anos;
  • 16h – Intervenção Doutor ONU – ODS – Estação 1;
  • 16h às 16h30 – Contação de Histórias: Meu Amigo Faz “Iii” – Coletivo Valsa Pra Lua – Livre – Estação 2 libras e AD;
  • 16h30 às 18h – Oficina e Apresentação de Capoeira – Grupo de Capoeira Arte e Luta – Livre –  Estação 2;
  • 18h às 19h – Circo: LixoSHOW do LixoLino – Palhaço LixoLino – Livre – Estação 7 libras e AD;
  • 19h – Apresentação dos cães de cinoterapia – Projeto Equidade – Livre – Estação 1.

Mostra de Dança - Estação 1

  • 19h30 às 20h30;
  • Coreografia: Eu sou nós, menina 1, probibido pra mim 1 – Allana ;
  • Coreografia: Desmentir-do-seu...ficar! – Cia. Cubatão – Livre;
  • Coreografia: Vazio da alma – Cia. Cubatão – Livre;
  • Coreografia: Manuscrito íntimo – Cia. Cubatão – Livre;
  • Coreografia: Mesa para uma! – Cia. Cubatão – Livre;
  • Coreografia: Eu sou nós – Cia. Cubatão – Livre;
  • Coreografia: Te sôa fragil? – Cia. Cubatão – Livre.

Domingo12 de outubro - Oficinas:

  • 14h às 16h – Oficina Circense: WorkCirco Acrobacias – Hugo e José – Livre  – Estação 3;
  • 14h às 15h – Oficina: Confecção de bolsas sustentáveis – Amélia Marla Classificação 12 anos – Estação 1;
  • 16h às 17h – Oficina de dança: Break na Vibe – Vinicius Silva – Livre – Estação 3;
  • 16h às 17h – Teatro: Onde Está o Guará? – Coletivo 302 – Livre –  Estação 1 libras;
  • 17h às 18h – Contação de Histórias: Ciranda de Histórias – Nalva Leal – Livre – Estação 4  – Libras;
  • 18h – Filme: Cine Morrão – Meu Malvado Favorito 4 – Associação Morro do Índio – Livre – Estação 4;
  • 19h – Show: Passarada –  Livre – Estação 7.

Mostra Música - Estação 1

  • 21h às 23h
  • Apresentação de Abertura: Banda Marcial Jovem – Livre;
  • Show: Roupa Nova In Concert – Homenagem da Orquestra de Metais e Percussão à Banda Roupa Nova – Orquestra de Metais e Percussão de Cubatão, Corpo de Dança e Cantores convidados – Livre.

05, 11 e 12 (sábado e domingo)

  • Mostra Artes Visuais – Classificação  – Livre – Estação – Arena Principal –  Horário: 15h às 19h30;
  • Moda no Cenário Cubatão – Thuany Mendes;
  • Prosopopeia;
  • Experimentarte – Amanda Moura.

04, 05, 11 e 12 (sábado e domingo)

  • Espaço de despressurização – Acessibilidade – Horário: 15h às 22h;
  • O que você encontra neste espaço:
  • Profissionais preparados para oferecer acolhimento;
  •  Atividades lúdicas que promovem autorregulação;
  • Materiais para desenho, escrita e outras formas de expressão;
  • Almofadas para descansar em um ambiente tranquilo;
  • Óculos para pessoas fotossensíveis;
  • Abafadores de ouvido para quem vivencia sobrecarga sensorial;
  • Apoio especializado para quem está preparada para te orientar durante o festival;
  • Toda a equipe de produção também está preparada para te orientar durante o festival.

Para mais conteúdos:

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!