Cerca de 815kg da droga foram encontrados em contêiner, durante inspeção da Receita Federal, e teria como destino a Antuérpia, na Bélgica
A Polícia Federal apreendeu cerca de 815 quilos de cocaína no porto de Santos, durante operação conjunta com a Receita Federal, na terça-feira (11). A droga seria enviada à Europa por meio de um contêiner com carga de café, e foi interceptada durante inspeção de rotina por agentes da Polícia Federal e Receita Federal, no maior porto da América Latina. Equipes especializadas do Núcleo Especial de Polícia Marítima (Nepom) e do Núcleo de Tecnologia da Polícia Federal (Nutec) foram acionadas para a realização de perícia e apreensão da substância. O destino da carga ilícita era a cidade de Antuérpia, na Bélgica.
Segundo as autoridades, os criminosos utilizam diferentes estratégias para esconder a droga, desde embalagens sofisticadas até compartimentos secretos em um contêiner que transportava uma carga de 100 toneladas de café. A Delegacia da Polícia Federal, em Santos, instaurou inquérito para identificar os responsáveis pelo envio da carga. Ninguém foi preso.
O tráfico internacional de drogas prevê penas severas, com reclusão de 5 a 15 anos e multa, conforme o artigo 33, da Lei de Drogas. O artigo 40 aumenta a pena quando há transnacionalidade no crime.