Operação Carnaval atuará também no trânsito, comércio irregular e delitos; 3.400 câmeras de monitoramento apoiam as forças de segurança
Quem escolheu Praia Grande para passar o Carnaval vai encontrar a cidade mais segura. Para evitar transtornos durante os dias de folia (1º a 5 de março), autoridades da área de Segurança Pública e de secretarias municipais da prefeitura da cidade do litoral de São Paulo se reuniram na quinta-feira (20), para discutir detalhes da estrutura de segurança do município. Perturbação do sossego promete ser um dos focos da Operação Carnaval.
De acordo com a administração municipal, 80 policiais militares da capital paulista reforçarão o efetivo da Polícia Militar, que atuará com a Guarda Civil Municipal (GCM). Além da perturbação do sossego, irregularidades de trânsito, comércio irregular e delitos, como furtos e roubos, serão focos da ação policial, que terão o aporte de outras secretarias municipais, como Trânsito, Urbanismo e Meio Ambiente.
De acordo com o secretário de Assuntos de Segurança Pública de Praia Grande (Seasp), Maurício Vieira Izumi, a integração entre as forças de segurança é fundamental para uma atuação efetiva em período no qual a cidade deve receber milhares de turistas. “Além do efetivo da GCM, que estará com escala extra, teremos esse reforço de 80 policiais militares. O objetivo é coibir abusos de toda natureza, contando também com o bom senso das pessoas para que todos possam curtir o feriado com tranquilidade”.
A prefeitura lembra que Praia Grande possui mais de 3.400 câmeras dotadas de modernos softwares, como os de reconhecimento de caracteres e facial, instaladas em pontos estratégicos da cidade, dando suporte às ações da GCM e da PM, por meio, principalmente, do patrulhamento virtual.