Acidente ocorreu por volta das 4h, após colisão contra laje na costa da Ponta da Pirabura; grupo foi salvo por pescador local e levado até Castelhanos
Um barco de pesca com cerca de 25 metros afundou na madrugada desta quarta-feira (2), por volta das 4h, após colidir contra uma laje submersa, entre o Farol da Ponta do Boi e a Ponta da Pirabura, em Ilhabela, no litoral norte de São Paulo. A informação foi confirmada pela prefeitura.
Segundo relatos, o acidente provocou o naufrágio da embarcação, que havia saído do Rio de Janeiro e perdeu o rumo ainda durante a madrugada. Os seis tripulantes conseguiram abandonar o barco a tempo, se abrigaram em um bote salva-vidas e permaneceram à deriva até serem localizados por um pescador local.
Por volta das 6h30, o pescador, morador da Praia Vermelha, avistou o grupo e conduziu os náufragos com segurança até a Praia de Castelhanos. Equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil de Ilhabela deslocaram-se por trilha até o local e confirmaram que todosestavam conscientes e sem ferimentos aparentes; o nome do pescador que salvou as vítimas não foi divulgado.
O grupo recusou transporte de volta à cidade e informou que seguiria viagem com o apoio de outra embarcação, de propriedade do irmão de um dos tripulantes vítima do acidente. De acordo com o Corpo de Bombeiros, inicialmente foi acionada uma lancha de resgate, mas não houve necessidade de intervenção direta, já que a embarcação do pescador já havia prestado socorro. O caso foi registrado como acidente náutico e será apurado pela Marinha do Brasil.
A região da Ponta da Pirabura é conhecida pela complexa formação costeira e histórico de naufrágios. No mesmo local, em 5 de março de 1916, ocorreu uma das maiores tragédias marítimas do Brasil: o naufrágio do transatlântico Príncipe de Astúrias. Na ocasião, a embarcação colidiu com uma barreira de corais a caminho do porto de Santos. Das 654 pessoas a bordo, 477 perderam a vida, na ocasião.