Caso ocorreu na tarde de sábado (14), próximo ao Farol da Sela, em Ilhabela; condições do mar e fortes ventos dificultaram a operação
Uma embarcação de turismo de avistamento de baleias naufragou na tarde de sábado (14), em Ilhabela, no litoral norte de São Paulo. De acordo com o Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), o naufrágio ocorreu nas proximidades do Farol da Sela, a cinco milhas náuticas da costa, com diversas pessoas a bordo.
Durante o deslocamento, o GBMar foi informado que a embarcação era um bote inflável, da marca Flex Boat, modelo SR 1000, com pane mecânica, porém o número de tripulantes e passageiros ainda era desconhecido. Ao chegar no local, a equipe do GBMar encontrou o bote praticamente submerso, com a flutuação prejudicada pela inundação, ainda com a tripulação (três pessoas), além de mais 17 pessoas a bordo, incluindo idosos. As pessoas foram transferidas para uma embarcação dos bombeiros. As condições do mar, além dos fortes ventos vindos de sudeste, dificultaram a operação.
Próximo à entrada do canal de São Sebastião, outra embarcação, enviada pelo proprietário da empresa de turismo responsável pelo passeio, foi utilizada para o transbordo de algumas pessoas, para equilibrar o peso e viabilizar o deslocamento com mais de agilidade. Por volta das 15h10 a, embarcação dos bombeiros encostou no píer do Perequê, em Ilhabela, e desembarcou todas as pessoas envolvidas na ocorrência ilesas e sem necessidade de atendimento médico.