Segundo a prefeitura, ação busca proteger pedestres e motociclistas; mais de 50 materiais proibidos já saíram de circulação na cidade neste ano

Para prevenir acidentes no litoral de São Paulo, equipes de segurança apreenderam dois carretéis de linha com cerol no domingo (2). O flagrante ocorreu durante uma ronda de rotina na praia da Enseada, na altura do bairro Maitinga, em Bertioga.
A mistura de cola e vidro aplicada às linhas de pipa impõe um risco grave à integridade física de pedestres e ciclistas que circulam pelas vias públicas e áreas de lazer. O perigo afeta de forma ainda mais severa os motociclistas, além de ameaçar aves e outros animais silvestres da região costeira.
Segundo a prefeitura, apenas neste ano, o Departamento de Operações Ambientais (DOA) recolheu 54 materiais irregulares nas praias e ruas, grupo que inclui as linhas adulteradas. As equipes também focam no combate à perturbação do sossego, com 86 caixas de som apreendidas ao longo de 2026.
Como a orla atrai grande concentração de pessoas, o patrulhamento permanece intensificado. A prefeitura reforça que a colaboração popular ajuda a direcionar as viaturas com agilidade para evitar ocorrências graves.
A administração municipal ainda reforça que moradores e turistas que flagrarem o uso de cerol ou abusos sonoros devem acionar as autoridades de segurança. O contato funciona de forma anônima pelos telefones 153, da Guarda Civil Municipal (GCM), ou 190, da Polícia Militar.