Caso ocorreu em Itanhaém; durante a ação, Polícia Civil identificou e capturou um foragido da Justiça, que estava internado na clínica
Uma ação conjunta, realizada na quinta-feira (12), resultou na identificação de diversas irregularidades em uma clínica terapêutica localizada no Jardim Suarão, em Itanhaém, litoral sul de São Paulo. A ação foi coordenada pela Polícia Civil do 3º Distrito Policial, com apoio de pelotão da Romu (Ronda Ostensiva Municipal) da Guarda Civil Municipal de Itanhaém e da Vigilância Sanitária da prefeitura.
De acordo com o diretor de segurança de Itanhaém, Antônio Carlos da Silva, a ação foi motivada por diversas denúncias e ocorreu em cumprimento de mandado judicial, após denúncias de maus-tratos e internações irregulares. Durante a operação, foram flagrados diversos medicamentos sem procedência e sem receita. Os medicamentos vencidos foram apreendidos e inutilizados pela equipe da Vigilância Sanitária.
Também foram verificados internos em situação irregular, incluindo casos de internação compulsória sem respaldo legal e pacientes com distúrbios psiquiátricos, que não se enquadram nas normas de internação em comunidades terapêuticas. Segundo a administração municipal, a atuação conjunta foi fundamental para assegurar a integridade dos envolvidos e a tranquilidade no cumprimento da ordem judicial.
Além de irregularidades sanitárias e administrativas, a Polícia Civil identificou e capturou um foragido da Justiça, que estava internado na clínica. Contra ele, havia mandado de prisão preventiva por tráfico de drogas. O representante da clínica foi levado à delegacia para prestar esclarecimentos e o caso segue sob investigação.