QUAL SERÁ?

Cidade do litoral sul de SP escolhe sua ave símbolo; descubra qual foi a eleita

Escolha da ave símbolo de Itanhaém tem o objetivo de promover a preservação da Mata Atlântica; conheça mais sobre a espécie eleita


Redação
Publicado em 22/05/2025, às 09h32

FacebookTwitterWhatsApp

Orla de Itanhaém
Proposta é que a escolha da ave símbolo de Itanhaém traga visibilidade para o ecoturismo de observação de aves - Prefeitura de Itanhaém

Itanhaém, no litoral sul de São Paulo, já tem sua ave símbolo. Encerrado o concurso Ave Símbolo de Itanhaém, a Comissão de Educação Ambiental do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema) definiu, na terça-feira (20), o Papagaio-de-cara-roxa como a ave símbolo da cidade. A votação ocorreu entre os membros da comissão, que escolheram a ave por unanimidade dentre as cinco primeiras colocadas na votação popular.

As aves eleitas por voto popular foram: Papagaio-de-cara-roxa (Amazona brasiliensis); Piru-piru (Haematopus palliatus); Trinta-réis-real (Thalasseus maximus); Saíra-sapucaia (Tangara peruviana) e Gavião-pato (Spizaetus melanoleucus).

Após discussão e análise do resultado pela Comissão de Educação Ambiental do Comdema, respeitando os critérios de endemia e facilidade de avistamento, assim como a expressiva votação popular, os três primeiros colocados foram: Papagaio-de-cara-roxa, Piru-piru e Trinta-réis-real. Após todas estas considerações, os membros votaram, de forma unânime, no Papagaio-da-cara-roxa para ser a ave símbolo do município de Itanhaém.

De acordo com a administração municipal, a escolha da ave símbolo faz parte de uma série de ações voltadas à preservação da Mata Atlântica, para ampliar o vínculo da população com o meio ambiente e fortalecer a identidade ecológica de Itanhaém. A proposta é que a escolha da ave traga visibilidade tanto para o ecoturismo de observação de aves, como destaque a importância da preservação ambiental.

Além disso, nos próximos meses, uma equipe de alunos da ETEC de Itanhaém desenvolverá um projeto de comunicação visual com o mascote oficial, banners, folders, entre outros, com o objetivo de popularizar a ave e fortalecer a preservação ambiental na região do rio Preto, habitat do papagaio.

Papagaio-de-cara-roxa

Papagaio-de-cara-roxa
Papagaio-de-cara-roxa é endêmico da Mata Atlântica - Prefeitura de Itanhaém

Apesar de seu nome científico (Amazona brasiliensis) remeter à região Norte do Brasil, o papagaio-de-cara-roxa é uma espécie endêmica da Mata Atlântica, de São Paulo até o Rio Grande do Sul, mas, atualmente, está restrito ao sudeste do litoral paulista e Paraná. A denominação Amazona é dada a várias espécies de papagaios tropicais. Já o brasiliensis faz referência ao fato de ela ser originária do Brasil.

É uma espécie ameaçada e extinção, devido à caça, ao tráfico de aves e também à destruição de seu habitat. As dificuldades encontradas nas tentativas de reprodução em cativeiro também contribuem para a redução da espécie. 

Para mais conteúdos:

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!