Horário de funcionamento estendido visa facilitar o acesso a quem não pode comparecer para imunização em horário comercial
Quem tem dificuldade em comparecer nas unidades básicas de saúde, durante o horário comercial, para receber imunização, ou para cumprimento do calendário vacinal, tem esta sexta-feira (28) para manter a saúde em dia. Ao menos é assim na cidade de Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, toda última sexta-feira de cada mês. A iniciativa ocorre em diversas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, como Maranduba, Perequê-Açu, Cícero Gomes, Ipiranguinha, Perequê-Mirim e Estufa I. Durante a ação, o horário é estendido segue até as 21 horas.
A prefeitura informou que as UBSs ofertarão todas as vacinas de rotina para crianças, adultos e idosos, incluindo a imunização contra a dengue, disponibilizada na cidade para pessoas com idades entre 10 e 14 anos. A imunização depende da apresentação de um documento com foto e, se possível, a Carteira Nacional de Vacinação. Menores de idade devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o objetivo do programa é ampliar a cobertura vacinal em Ubatuba e reforçar a importância da imunização na prevenção de doenças. “Queremos garantir que toda a população tenha acesso às vacinas e mantenha a caderneta em dia. Além disso, ações como essa ajudam a aproximar a saúde da comunidade”, reforçou a enfermeira coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Alyne Ambrogi.