Imunização segue em unidades de saúde e ações itinerantes, com foco em grupos prioritários e profissionais essenciais
Maria Luísa Fragoso
Publicado em 04/04/2025, às 15h47
Na terça-feira (1°), a cidade de Santos, no litoral de São Paulo, iniciou a campanha de vacinação contra a gripe com 2.063 vacinas aplicadas e, até a publicação desta matéria, já imunizou 6.977 munícipes. De acordo com Fábio Lopez, secretário de Saúde de Santos, os primeiros dias da campanha já podem ser considerados um sucesso. “Esse resultado reflete o compromisso das pessoas com a sua saúde e a de pessoas próximas, uma vez que vacinar-se é um ato individual que gera um bem coletivo ao reduzir a circulação dos três tipos de vírus Influenza mais prevalentes no último ano", ressaltou Lopez.
O atendimento da sala de vacinação ocorre de segunda a sexta-feira, das 9h às 16 horas, e aos sábados, das 9h às 15h30. As unidades que abrirão aos sábados serão informadas semanalmente pela prefeitura. O público-alvo da campanha inclui crianças a partir de 6 meses, pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), profissionais de saúde, professores, portuários, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo, além de membros das forças de segurança e salvamento, pessoas com deficiência permanente ou com comorbidades, e residentes de instituições de longa permanência. A vacina trivalente protege contra as cepas dos vírus Influenza A H1N1, A H3N2 e B.
Até o dia 15 de abril de 2024, haverá inscrições para vacinação domiciliar de pacientes acamados. Cuidadores ou acompanhantes devem se dirigir à policlínica de referência com documento do paciente, comprovante de residência e laudo médico. Aqueles já atendidos pela Seção de Atendimento Domiciliar da prefeitura não precisam do cadastro, pois estão automaticamente incluídos.
Para ser vacinado, é necessário apresentar um documento com foto e comprovante de residência em Santos. Pessoas com comorbidades ou deficiência permanente devem apresentar laudo médico ou a carteira de identificação.
Maria Luísa Fragoso
Formada em Design pela São Judas Unimonte, em Santos (SP). Estudante de jornalismo na Universidade Católica de Santos.