Operação ocorreu na manhã de quarta-feira (2), na ilha de Urubuqueçaba, em Santos; não há vestígios de incêndio criminoso

Na manhã de quarta-feira (2), sete focos de incêndio foram extintos na ilha Urubuqueçaba, em Santos, no litoral de São Paulo. A ação foi coordenada pelo Grupo Técnico de Controle de Ocupações Irregulares, da prefeitura, com o apoio das polícias Militar e Ambiental, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, secretarias de Meio Ambiente (Semam) e das prefeituras regionais (Sepref).
O tenente da Polícia Ambiental Felipe Melo descartou ação criminal, em razão da dificuldade de acesso à ilha. Outro fator é a vegetação seca, que costuma provocar combustão e colaborar na formação de focos de incêndio, de acordo com a explicação do coordenador Ailton Valido dos Santos, do grupo técnico da prefeitura. Durante a ação, foram necessários também abafadores para conter o fogo.
O coordenador da Defesa Civil, Daniel Onias, disse que, desde sexta-feira passada (28), a prefeitura, com o apoio das equipes, monitora a ilha, seja presencialmente ou a distância pelo Centro de Controle Operacional (CCO). Em nenhum momento, os focos de incêndio fugiram do controle. “É uma região de risco com muita vegetação, cobras, além do risco de afogamentos”, finalizou.