SAÚDE INFANTIL

Santos amplia vacinação de bebês contra sarampo e meningites

Município inicia aplicação da dose zero contra o sarampo e oficializa imunização mais ampla contra meningites bacterianas


Redação
Publicado em 30/06/2025, às 16h33

FacebookTwitterWhatsApp

Vacina pronta para a aplicação
Medida fortalece proteção precoce para bebês de 6 a 11 meses - Divulgação/Prefeitura de Santos

A vacinação infantil em Santos, no litoral de São Paulo, passa por mudanças a partir desta terça-feira (1). O município inicia a aplicação da chamada dose zero contra o sarampo, em bebês de 6 a 11 meses, e substitui oficialmente a vacina contra meningite C pela ACWY, que protege contra quatro tipos de bactérias.

Os imunizantes estão disponíveis nas policlínicas da cidade, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16 horas.

Segundo a prefeitura, a medida segue orientações do Ministério da Saúde e busca reforçar a imunização precoce diante da reintrodução do sarampo em países das Américas e no Brasil. 

É importante frisar que a dose extra da vacina contra o sarampo não substitui as vacinas de rotina — previstas para os 12 e 15 meses —, mas antecipa a proteção de bebês ainda mais vulneráveis. 

No caso da meningite, a vacina ACWY agora é aplicada aos três e seis meses, com reforço aos 12 meses. A medida oficializa uma prática já adotada em razão da indisponibilidade da vacina C, em 2023. O novo imunizante também continua disponível para adolescentes entre 11 e 14 anos. 

A diretora de Vigilância em Saúde, Ana Paula Valeiras, avalia que a mudança amplia a proteção coletiva: “Agora podemos oferecer um imunizante mais completo já na fase inicial da vida, o que é muito positivo para a saúde da criança e de sua família”.

Para mais conteúdos

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!