SAÚDE E EDUCAÇÃO

Projeto de UBS de Ilhabela é selecionado para mostra do Ministério da Saúde

A mostra será realizada pela primeira vez e selecionou, dentre 500 inscritos, 200 projetos idealizados por Agentes Comunitários de Saúde (ACS)

Redação
Publicado em 05/12/2023, às 16h45

FacebookTwitterWhatsApp
A mostra está marcada para os dias 12 e 13 de dezembro, em Brasília - Prefeitura Ilhabela
A mostra está marcada para os dias 12 e 13 de dezembro, em Brasília - Prefeitura Ilhabela

O projeto Quer Saber? idealizado pela equipe da Unidade Básica de Saúde Água Branca, de Ilhabela, foi selecionado para a 1ª Mostra Saúde com Agente do Ministério da Saúde. A iniciativa tem o propósito de promover informação sobre saúde nas escolas, de maneira fácil e lúdica para os estudantes de 14 a 17 anos.

A mostra está marcada para os dias 12 e 13 de dezembro, em Brasília, e recebeu 500 inscrições de todo o país. Destas, cerca de 200 projetos de integração foram selecionados. O projeto de Ilhabela está entre os 15 principais do estado de São Paulo.

A seleção do ministério reuniu experiências de integração da Atenção Básica e Vigilância em Saúde, com propostas idealizadas por Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE).

Em Brasília, o projeto será apresentado pelas Agentes Comunitárias de Saúde Ana Cristina Camargo e Marileide Silva Januário, acompanhadas pela enfermeira da Unidade Básica de Saúde Água Branca, Elisandra Antônia da Silva.

Quer Saber?

Ação informativa sobre o ciclo da dengue
Ação informativa sobre o ciclo da dengue - Prefeitura de Ilhabela

A primeira ação foi feita em maio de 2023, com uma palestra sobre prevenção ao Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV). O projeto parte da premissa de que os temas de interesse devem ser definidos pelos alunos, com a escolha dos tópicos por meio de caixas de perguntas dispostas nas escolas. 

Os agentes também realizam plantões semanais nas instituições de ensino para colher as principais dúvidas, anseios e estabelecer um vínculo de confiança com os estudantes. A ACS Ana Cristina ressalta que o mais importante é permitir que o tema surja de forma espontânea, possibilitando o despertar de interesses genuínos.

“As palestras são a consequência das estratégias utilizadas na coleta de informações durante os plantões e caixa de perguntas. Os temas observados com maior recorrência são trabalhados com especialistas na área, em palestras ou rodas de conversa, sempre ao encontro dos interesses e dúvidas dos alunos, nada é trazido de forma aleatória”, explica.

Os assuntos são sugeridos pelos estudantes em caixas abertas, disponíveis na escola, para que os alunos tirem suas dúvidas anonimamente, sem constrangimentos. As organizadoras do projeto destacam que nenhuma pergunta fica sem retorno e são, posteriormente, respondidas em sala de aula pelas profissionais. 

Nos encontros, o projeto já abordou a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, higiene íntima, cuidados com a dengue, a disseminação do HIV pelo mundo, além de palestras com nutricionistas e psicólogos.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!