Doença é comentada por usuários em postagens nas redes sociais; em nota, prefeitura confirma e informa que situação é comum nesta época do ano
Rodrigo Florentino
Publicado em 02/01/2025, às 16h23
Turistas e moradores relatam que contraíram virose enquanto estiveram no Guarujá, litoral de São Paulo, no período entre o fim de 2024 e o começo de 2025. Entre os sintomas apontados estão diarreia, dor abdominal, dor de cabeça e desidratação. Relatos sobre os casos repercutiram nas redes sociais.
Em conversa com o portal Costa Norte, uma moradora do Guarujá, que não quis se identificar, relatou sintomas de infecção viral, e disse que o hospital no qual foi atendida estava repleto de casos similares. Ainda segundo ela, há falta de medicamentos nas farmácias da cidade devido ao aumento na procura. Nas redes sociais, pessoas que estiveram ou estão na cidade comentam sobre os casos.
"De oito pessoas que estiveram no apartamento, apenas eu não peguei virose", disse uma internauta no Twitter. Outra escreveu: "Todo ano é esse negócio de 'surto' de virose no Guarujá". Quem não foi atingido pela doença brinca com a situação: "Mil cairão ao meu lado mas eu nao serei atingido pela virose do Guarujá". No TikTok, uma internauta que se identifica como Maria da LH fez um vídeo dizendo estar hospedada em uma casa de praia na qual oito das 34 pessoas estariam com virose.
Em nota, a prefeitura do Guarujá confirmou que houve aumento nos casos de virose no mês de dezembro. Neste período, foram registrados 2.064 atendimentos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) da cidade, e que o aumento no número de casos deste tipo é comum na época do ano devido a diversos fatores, como: temperaturas elevadas, aglomeração de pessoas e falta de cuidados com a alimentação.
Por isso, foi estendido o horário de atendimento das unidades de saúde Cidade Atlântica, Jardim dos Pássaros e Vila Rã, até o dia 5 de janeiro, com horário de funcionamento das 7h às 22h. A Usafa Cidade Atlântica fica na avenida Atlântica, nº 1.070; a Usafa Jardim dos Pásaros fica na rua Rouxinol, nº 25 e a Usafa Vila Rã fica, na rua Maria Geralda Valadão, nº 1.114. As unidades intensificarão o atendimento já realizado 24h pelas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e prontos-socorros (PSs).
Rodrigo Florentino
Formado em Comunicação Social na Univesidade Santa Cecília (UniSanta)