SAÚDE

Hospital Regional de Caraguatatuba inova ao fazer cirurgia cardíaca inédita

O procedimento, que é menos invasivo, auxilia na melhora e na cura do paciente, minimizando o número de internações nos postos de pronto atendimento

Redação
Publicado em 12/09/2023, às 16h46

FacebookTwitterWhatsApp
A cirurgia foi realizada em um paciente de 62 anos, que já teve alta e se recupera bem - Instituto Sócrates Guanaeses
A cirurgia foi realizada em um paciente de 62 anos, que já teve alta e se recupera bem - Instituto Sócrates Guanaeses

O Hospital Regional do Litoral Norte, localizado em Caraguatatuba, alcançou um feito inédito ao introduzir a ablação, técnica inovadora em cirurgia cardíaca para tratamento de arritmias cardíacas, e o estudo eletrofisiológico. 

Esta técnica, que é minimamente invasiva, permite o acesso ao coração por meio de cateteres, eliminando a necessidade de abertura do tórax. Ela é utilizada para tratar áreas do miocárdio afetadas por arritmias cardíacas, proporcionando uma rápida recuperação e cura. Antes da ablação, é feito um estudo eletrofisiológico que permite identificar as arritmias cardíacas.

O primeiro procedimento de ablação no Hospital Regional foi no início de setembro durante um procedimento realizado em um paciente de 62 anos, morador da região. O paciente encontra-se bem e já recebeu alta.

A ablação foi conduzida com sucesso por uma equipe liderada pelo cardiologista Dr. Marcos de Souza Garcia, que destacou a importância do procedimento que influencia positivamente na redução de internações nas unidades de pronto atendimento. De acordo com ele: "A ablação é uma técnica extremamente valiosa, que melhora significativamente a qualidade de vida dos pacientes."

A introdução deste tipo de tratamento amplia ainda mais o leque de procedimentos de alta complexidade oferecidos no litoral norte, proporcionando conforto e segurança aos moradores. 

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!