VACINAÇÃO INFANTIL

Cubatão inicia aplicação da dose zero contra sarampo em bebês

Medida segue orientação do Ministério da Saúde, para reforçar a proteção de bebês entre 6 e 11 meses diante do aumento de casos nas Américas


Redação
Publicado em 01/07/2025, às 16h37

FacebookTwitterWhatsApp

Bebê na sala de vacinação, com responsável e enfermeira
Imunização ocorre nas 15 unidades de saúde com sala de vacina, de segunda a sexta-feira - Reprodução/Freepik

Cubatão, na Baixada Santista, passou a aplicar, nesta semana, a Dose Zero (D0) da vacina contra o sarampo em crianças a partir de 6 meses e menores de 1 ano. A medida segue orientação do Ministério da Saúde diante do aumento expressivo de casos da doença no continente americano. A vacinação está disponível nas 15 unidades de saúde do município com salas de vacina, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h e até as 19h, nas unidades com horário ampliado.

A D0 é uma dose extra e preventiva, que não substitui o esquema vacinal regular — com aplicações da tríplice viral aos 12 e 15 meses de vida. A recomendação tem como objetivo reforçar a imunização de bebês, grupo mais vulnerável às complicações graves do sarampo, como pneumonia, infecção no ouvido, diarreia e encefalite. A vacina também protege contra caxumba e rubéola.

Dados da Organização Pan-Americana da Saúde mostram que, até abril de 2025, foram registrados 2.325 casos de sarampo nas Américas, com quatro mortes confirmadas. O número é 11 vezes maior que o registrado no mesmo período de 2024. Diante do risco de reintrodução do vírus, autoridades reforçam a importância da cobertura vacinal precoce. Em Cubatão, a cobertura da tríplice viral já está acima da meta nacional de 95%.

Para mais conteúdos

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!