Estrutura com rampa helicoidal substitui elevadores antigos e conecta o centro histórico à área de lazer no cais do Porto de Santos
Quem pretende visitar o Parque Valongo, em Santos, poderá acessar o espaço com mais facilidade a partir dessa semana. Nesta quinta-feira (26), será inaugurada a passarela suspensa que liga a rua XV de Novembro, no centro histórico, diretamente ao cais do porto. A estrutura elimina a necessidade de escadas ou elevadores.
Com 124 metros de comprimento e uma rampa em espiral, o novo caminho atravessa a avenida perimetral e os trilhos da ferrovia. A inclinação suave torna o trajeto acessível para pessoas com mobilidade reduzida e, além disso, o trajeto pode ser feito em cerca de cinco minutos a pé.
Segundo a Autoridade Portuária, a obra foi construída como contrapartida da Ferrovia Interna do Porto de Santos (FIPS) e executada pela empresa Rumo Logística. Em janeiro deste ano, o prefeito Rogério Santos comentou: "A passarela, além de pensar em todos que transitam pela região, também está sendo pensada como um atrativo turístico.
A revitalização do centro requer ações integradas, que fomentem o desenvolvimento sustentável de uma das áreas mais charmosas e cheias de história de Santos".
Desde a inauguração, em julho de 2024, o Parque Valongo se consolidou como um dos novos pontos turísticos de Santos. O equipamento é um espaço público à beira do estuário, com áreas de lazer, píer contemplativo, quadras esportivas, playground e um armazém restaurado para eventos culturais.