ESTAÇÃO DAS FLORES

Veja como vai ser esta primavera de El Niño no litoral de SP

Fenômeno climático que causa o aquecimento das águas do oceano Pacífico deve fazer com que a primavera registre temperaturas acima da média

Esther Zancan
Publicado em 23/09/2023, às 08h00

FacebookTwitterWhatsApp
Primavera teve início às 3h50 deste sábado (23) - Canva
Primavera teve início às 3h50 deste sábado (23) - Canva

A estação mais colorida do ano chegou! A primavera teve início às 3h50 deste sábado (23). E a previsão do tempo indica que ela vai começar quente no litoral paulista, com temperaturas podendo passar dos 40 graus neste domingo (24). Mas como vai ser o clima nos três meses da estação das flores no litoral de São Paulo?

Bem, o Portal Costa Norte também estava curioso para saber e foi conversar com Rodolfo Bonafim, consultor em climatologia, astronomia e geologia na ONG Amigos da Água, de Santos

Bonafim lembrou que esta primavera será uma primavera de El Niño, fenômeno climático caracterizado pelo aquecimento das águas do oceano Pacífico na altura da linha do Equador. Ele explicou que o aquecimento já vem desde o fim de março deste ano, mas que leva um tempo para que todo esse calor consiga se transferir para a atmosfera. “Neste início de primavera, o El Niño está realmente configurado, todo o calor da água do Pacífico foi transferido para a atmosfera”, disse. 

O climatologista explicou que primavera de El Niño se caracteriza por ser uma primavera de temperaturas acima da média. Ele lembrou ainda que este El Niño deve continuar até o fim deste ano, podendo até se intensificar e se tornar um “super El Niño”. 

Mas, calma. Isso não quer dizer que todos os dias da nova estação serão quentes. Bonafim disse que ainda haverá frentes frias e que também pode esfriar em alguns momentos, pois a primavera é uma estação que tem como característica ser de transição. 

Bonafim alertou também que, apesar de as pancadas de chuva mais fortes estarem previstas para cair na região Sul do Brasil, algumas dessas chuvas devem chegar até o litoral de São Paulo e podem provocar estragos, com risco de ventos fortes e até ressacas marítimas. 

Curiosidades

Sabia que existem duas primaveras? A primavera astronômica e a primavera climática. Bonafim explicou que a  posição do sol aparente (aparente, pois é a Terra que se move, não o sol) é que determina a data de início da estação. Essa é a primavera astronômica, que tem início neste sábado e vai até 22 de dezembro. Já a primavera climática teve início em 1º de setembro. As estações climáticas levam mais em conta o ciclo de temperaturas. 

Bonafim lembrou também que neste 23 de setembro acontece o equinócio de primavera, que é quando o dia tem a mesma duração que a noite. Conforme a primavera vai avançando, os dias vão ficando mais longos e as noites mais curtas, até que no dia em que tem início o verão, é registrado o dia mais longo do ano e a noite mais curta. 

Esther Zancan

Esther Zancan

Formada pela Universidade Santa Cecília, Santos (SP). Possui experiência como redatora em diversas mídias e em assessoria de imprensa.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!