DEU A LOUCA NO TEMPO

Tempestade Akará, vórtice ciclônico e calor são destaques da previsão do tempo

Akará deve permanecer em alto-mar, mas vórtice ciclônico pode provocar tempestades no estado; provável calor no fim da semana do litoral paulista

Esther Zancan
Publicado em 19/02/2024, às 09h46 - Atualizado às 09h54

FacebookTwitterWhatsApp
Imagem de satélite meteorológico,  da madrugada desta segunda-feira, da tempestade tropical Akará - Reprodução/NOAA/NASA/MetSul
Imagem de satélite meteorológico, da madrugada desta segunda-feira, da tempestade tropical Akará - Reprodução/NOAA/NASA/MetSul

A previsão para a semana que começa traz dois destaques. O primeiro, é a tempestade Akará, que se configurou nas primeiras horas desta segunda-feira (19), segundo a MetSul Meteorologia. Trata-se do estágio anterior ao de um furacão, em ciclones tropicais, mas a previsão para esse sistema, que se move na direção sul, é de que atue apenas em alto-mar, sem atingir o continente. De acordo com o último boletim da Marinha do Brasil, os ventos podem chegar a 85km/h e provocar ondas de até 5 metros, até 21 de fevereiro, em mar aberto. Navegantes precisam ficar atentos.

Ainda segundo a MetSul, outra formação, um vórtice ciclônico, sistema meteorológico diferente do Akará, geram nuvens carregadas, com a ocorrência de chuva e temporais isolados, neste início de semana, especialmente da tarde para a noite, devido ao aquecimento durante o dia, nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.

O aumento da instabilidade no estado de São Paulo é esperado para a terça-feira (20). A MetSul adverte que, alguns destes episódios de chuva forte no Sul e no Sudeste, podem trazer acumulados isolados muito elevados de precipitação em curto período, o que pode gerar alagamentos, inundações repentinas e escorregamento de encostas em áreas de relevo.

Calor

Já o Instituto Climatempo prevê a volta do calorão para o litoral de São Paulo. A tendência é que os dias desta semana sejam típicos de verão, com sol e a chuva surgindo a partir da tarde. No fim da semana, as temperaturas máximas devem começar a ultrapassar a casa dos 30 graus. Para o próximo fim de semana, por enquanto, a perspectiva é de cheguem aos 32/ 33 graus, tanto na Baixada Santista quanto no litoral norte.

Esther Zancan

Esther Zancan

Formada pela Universidade Santa Cecília, Santos (SP). Possui experiência como redatora em diversas mídias e em assessoria de imprensa.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!